GUCCI: QUANDO A MODA VIRA UM EXCELENTE FILME POLICIAL

texto escrito para o Portal Virgula

Traição, intrigas familiares, assassinato… Não, isso não é uma matéria sobre um filme de ação e violência e sim a legítima história da Casa Gucci, uma das famílias mais poderosas da moda mundial que a ambição fez eclipsar. Mas se o clã desapareceu do mapa fashion, a marca está mais icônica do que nunca como símbolo de renascimento e exemplo a ser seguido por grifes em decadência. Todos esses elementos dramáticos não poderiam deixar de despertar a curiosidade de Hollywood. O produtor e diretor Ridley Scott está desenvolvendo para 2011, ano do 90º aniversário da Gucci, um projeto cinematográfico sobre a família e a marca.

Como todo bom drama italiano, a saga começa com o patriarca Guccio Gucci que, em 1921, lança em Florença produtos de couro feitos artenasalmente por sua família. O mesmo início que a poderosa marca Prada – outro símbolo da moda italiana – também teve. Guccio é responsável por um dos clássicos da moda masculina que está até no acervo da seção de moda do Museu Metroplitan, de Nova York: os mocassins com fivela dourada. Outros símbolos da marca surgem entre as décadas de 30 e 40: as estampas de ferradura, a inspiração equestre e a bolsa bambu eternizada por Jackie O.

Em 1953, Guccio Gucci falece e seus filhos Aldo, Vasco, Ugo e Rodolfo assumem os negócios. Começa uma disputa familiar interna que, vista nos dias de hoje, não deixa de ser um dilema que atualmente as grandes grifes vivem e que ainda não foi muito bem resolvido. Expandir em grandes negócios ou se transformar em um marca super exclusiva de luxo?


Aldo Gucci, nos anos 70, abrindo um nova loja em Bond Street, Londres

Nos anos 60 e 70, a grife ganha notoriedade mundial. O dramaturgo radical Samuel Beckett é visto usando a unissex bolsa Hogo, a mesma usada por Liz Taylor. Aldo expande seus negócios até a Ásia. A Gucci vira sinônimo de elegância cool, tão importante para os revoltosos anos 60 e para os hedonistas anos 70, mas uma tragédia estava por acontecer.

Seu sobrinho, Maurizio Gucci casa-se com Patrizia Reggiani que o faz brigar com a família e assumir uma boa porcentagem dos negócios. Ao mesmo tempo, empresas internacionais jogam pesado pela compra da Gucci. O então advogado Domenico de Sole tenta defender o clã até que os Gucci não mais comandam a empresa. Patrízia resolve então arquitetar a morte do marido Maurício, que é assassinado em 1995. Todo esse fait diver que mais parece páginas de tabloides acontece ao mesmo tempo que a marca Gucci entra em porfunda decadência.


Grande nome dos anos 70, Bianca Jagger [de preto], ex-mulher de Mick Jagger, assiste desfile da marca

O exílio da marca no panteão fashion dura até a chegada do texano Tom Ford, pelas mãos do agora CEO da marca, Domenico de Sole. Ao reler a marca italiana pela alta voltagem sexual, inspirar-se em um momento auge da grife – os anos 70 -, mas pelo viés de outro gênio da era disco, o estilista Halston, Ford acerta em cheio e recupera de forma impressionante o prestígio e as vendas da Gucci. Nasce então, no meio dos anos 90, a chamada “era Ford” , renasce a fênix da moda: Gucci.



Mais sobre a Gucci clique aqui

13 Respostas para “GUCCI: QUANDO A MODA VIRA UM EXCELENTE FILME POLICIAL

  1. Oi meu lindo!! sei que vc é amigo de Jacques Leclair, mas tô procurando Victor Valentim, ele é o máximo!! Pode me passar o fone? Beijos!
    Flavia Prata Fontana

  2. Amore!!! O Nation volta a funcionar quinzenalmente, na Galeria América. DJs: Renato Lopes, Mauro Borges, Camilo Rocha, Mau Mau, Clau Assef, Edu Corelli, Jhonny Luxo, Atum, Nenê Krawitz, Caca di Guilglielmo, Alex S. , Ulisses Cavassana, Ge Rodrigues, Marcelo Saturnino…
    AFFFFFFFFFFFFFF!! acho que erikapalominei

  3. Pingback: Gucci the man that introduced the top brand in designer watches

  4. Lembro de um documentario que assiti no people and Arts na decada de 90 sobre a saga da familia…. cena inesquecivel : Patrizia Gucci presa pelo assassinato de Maurizio ….. coberta de joias ela eh levada pela Policia…. CLASSICA………………………….kkkkkkkkk Zozo

  5. Esse projeto de filme sobre a casa Gucci tá encantado e rolando em Hollywood faz tempo. Foi até noticiado que Scorsese iria dirigir. Em todo caso, o canal Biography tem um excelente documentário sobre o imbroglio todo, com depoimentos da família, descrições de reuniões baixaria nos escritórios de Nova York… Vale a pena dar uma olhada. Será que esse filme agora sai? Tenho dúvidas.

  6. Vitor meu querido! Nosso mundinho acabou? Cadê o hype? O fashion? O trend? O corre-corre pelos blogs dos descolados? Foram coisinhas do começo do milênio? Cadê a Oficina? A Lalai? Os Neurônios? Tô perdida…
    Beijo grande!
    IT MONA

  7. OIe, conheça o que tem na minha caixinha fashion !!! http://caixinhafashion.wordpress.com/ Comentários são sempre bem vindos! ❤

  8. Pingback: POUCOS (MAS LONGOS) LINKS PRO FIM DE SEMANA : OFICINA DE ESTILO: MODA PRA VIDA REAL

  9. Amei o post e o blog inteiro!!!!
    haha
    Passa no meu blog depois:
    http://chatadescarpin.blogspot.com/
    Vou entrevistar a Isabella Fiorentino hoje!
    bjos

  10. Gostaria de comentar que esta é a primeira vez que acesso seu blog. Meus parabéns. Sua clareza como ser humano e cidadão, plenamente cônscio de seus direitos pelo simples fato de estar vivo é maravilhoso. Além da sua evidente sensibilidade da complicada interelação entre as esferas pública e privada, claro.

    Belo blog. Textos de peso. Não deixe de escrever. Nunca.

Deixe um comentário