COLUNA DA REVISTA DA FOLHA DE SÃO PAULO – 24/01/2010

Tá bafo esse BBB que muitos já chamam de GLBBBT. Confesso que o nome “coloridos” dado pela produção do reality à turma assumida do babado me deu um pouco de arrepio, pois esse nome sempre me vem à mente associado com o ex-presidente Fernando Collor de Mello, que é bem mais representativo no corpo – sarado – e na mentalidade de Marcelo Dourado, forte candidato para representar o homofóbico da casa.

Mas o que é interessante ver nas personas dos chamados coloridos da casa: Dicesar, mais conhecido como a drag Dimmy Kieer, Sérgio, a neo-gótica-emo Sr. Orgastic e Angélica é que eles não fazem nem representam o tal “gay família”, termo para as bees e lelés muito comportadas e que tentam se enquadrar na normatividade hétero. Eles são histriônicos e fechativos como muitos de nós somos. Com muito barulho, eles mostram também uma de nossas caras, um jeito de ser que deve ser respeitado por mais que isso incomode muitos gays (homofóbicos) que reprovam esse tipo de comportamento.

Por outro lado, foi de maneira silenciosa e ética que a Folha noticiou, na semana passada, a união homoafetica do estilista Alexandre Herchcovitch em um cartório. Não foi destaque, nem manchete, era apenas um parágrafo que noticiava uma relação como outra qualquer da mesma maneira que um jornalismo sério noticia um casamento entre um homem e uma mulher. Nesse caso ser normativo é um avanço, é tratar em pé de igualdade – em certas questões – tantos os homossexuais como os héteros.

Em ambos os casos, seja no barulho da fechação, seja no respeito ao espaço privado, os homossexuais mostram que são diversos, mas estão no mesmo reality quando a palavra é respeito ou falta de.

6 Respostas para “COLUNA DA REVISTA DA FOLHA DE SÃO PAULO – 24/01/2010

  1. A Globo trabalha com sensacionalismo.

    Já a Folha prefere a ética e o respeito.

    Bju.
    Priscila D’ Von
    http://www.cafedvon.com.br

  2. Pingback: Tweets that mention COLUNA DA REVISTA DA FOLHA DE SÃO PAULO – 24/01/2010 « dus*****infernus -- Topsy.com

  3. Vitor,acho que a presença dessas pessoas no BBB10 mostra que estamos sujeitos ao eterno buraco negro da hipocrisia…é aquela velha história: na casa dos outros,por mim ok,na televisão,por mim ok,nas novelas então, aqueles gays suuuuuuuuuuuuuuuuuuperengraçadinhos que entendem tudo de moda e make também,só não dentro da nossa propria casa…ah,não,aí não…aí já seria pedir demais….tá louco ou me destesta.Concluindo: que graça teria esse programa sem o antagonismo do Bial,todo culto e dono das verdades num programa tão popularesco?E sem as bees mostrando que “pagam impostos”,portanto tudo podem ?? Isso sem falar nas periguetes…a audiencia nesse FUBÁ GROSSO,como diria o Clô,está mais que garantida.
    Um abraço.

  4. Concordo com você! Outro dia eu vi uma placa de protesto muito interessante, dizia: “Marriage is a human right, not a heterossexual privilege!”. Muito bom!

  5. cadê seu mcqueen? sinto falta o seu olhar! bjs

  6. Todo mundo querendo causar! ¬¬”
    beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s