A CASA


desfile Simone Nunes inverno 2010

Nessa temporada, o mobiliário físico e sentimental da casa: as franjas das toalhas, as mesas do passado, as correntes dos portões e das cortinas tiveram mais presentes do que nunca nas passarelas do São Paulo Fashion Week.

Em um momento complicado – estético e econômico – da moda nacional, alguns estilistas preferiram ficar em casa, outros preferiram sair dela e por fim, os que retornaram para suas casas (uns seguindo o velho ditado – “o filho pródigo à casa retorna”, isto é, aquele que saiu de casa, depois de ter usado e os recursos que seu pai lhe doou, mas teve que voltar pois ficou sem dinheiro – e outros por necessidade de um reencontro com suas raízes).

Nesse sentido Alexandre Herchcovitch fez um movimento duplo: no feminino saiu de sua casa, apresentando um luxo descomunal nunca visto em sua grife. Reinaldo Lourenço é do mesmo movimento, tentando – mesmo que tateando terreno arriscado – navegar pela espiritualidade. Ronaldo Fraga, Rosa Chá e Osklen também arriscaram e entraram em nova chave. Talvez isso tenha feito termos dificuldades de apreensão de algumas dessas coleções.

Voltando ao Herchcovitch, no masculino, ele fez um movimento inverso, depois de uma coleção sartorial no verão passado, afastada das raízes streetwear, ele retorna com força descomunal a sua antiga linguagem para o masculino: underground e com questões do diálogo masculino e feminino.

Neon e Gloria Coelho ficaram em suas próprias casas, trabalhando sobre o mesmo, na mais moderna estrutura da roupa hoje: quando ela é work in pregress, não acabada. eles trabalham sempre a mesma roupa como o bordado de Penélope da “Odisséia”, algo que nunca tem fim, se repetindo e se renovando aos poucos na repetição, o que no afã pelo “sempre novo” faça que compreendamos menos essas coleções ou as enxergamos como repetitivas.

Essa casa, que é a moda feita no Brasil, parece – com essa movimentação toda dentro dela – ganhar mais vida e diversidade. Mas seu segredos, ainda, nem às paredes confesso. Esse é nosso fado!

Anúncios

5 Respostas para “A CASA

  1. “geninal como sempre”.

  2. Pingback: Tweets that mention A CASA « dus*****infernus -- Topsy.com

  3. adorei essa decoração

  4. Amei amei amei essa foto!!

    No coments!! (no bom sentido!)**

    ❤ Ivânia

  5. Pingback: BALANÇO DO DIA COM VITOR ÂNGELO : OFICINA DE ESTILO: MODA PRA VIDA REAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s