COLUNA DA REVISTA DA FOLHA DE SÃO PAULO 03/10/2009

G0mTfK6nEptsanxhFwuApheUo1_500
Rock Hudson, ator americano (1925 -1985)

No final de setembro, o ator anglo-americano John Barrowman, conhecido como o capitão Jack Harkness nas séries “Torchwood” e “Doctor Who”, chamou atenção, ao lançar “I Am What I Am” (“Sou o Que Sou”). No livro autobiográfico, ele conta que um produtor gay do alto escalão de uma emissora de televisão pediu para que ele não assumisse sua homossexualidade publicamente e que fingisse ser hétero para não atrapalhar sua carreira.
Casos como esse não são nenhuma novidade na indústria do entretenimento. Se lembrarmos dos tempos áureos de Hollywood, muitos atores tinham casamentos arranjados para não queimarem literalmente seu filme – e a rosca – na frente de suas fãs. No Brasil vivemos situação semelhante com galãs interpretando desejos que nunca tiveram.
Mas antes de os colocar em uma fogueira (das vaidades?) ou fazer como certos militantes que autoritariamente tentam tirá-los à força do armário, precisamos pensar que muitos acreditam que a arte de atuar é a ação de fingir. “Não podendo fazer o que queriam, fingiram querer o que podiam” escreveu Montaigne no final de seu ensaio “Da Liberdade de Consciência”.
Porém, a confusão entre realidade e fantasia que parte do público da televisão e do cinema faz, diz muito a respeito sobre a situação de tantos atores “não-gays”: Eles não teriam credibilidade de fazer um garanhão sendo assumidamente viados. Mas porque um ator hétero teria quando interpreta um gay? O que essa situação dramatica explicita é que fingindo ser hétero, um gay pode interpretar um machão. E todos dissimulamos não sermos hipócritas até o próximo comercial!

5 Respostas para “COLUNA DA REVISTA DA FOLHA DE SÃO PAULO 03/10/2009

  1. sinceramente os atores gays parecem muito mais convincentes fazendo garanhões do que os hétero interpretando ploc plocs nas telinhas! hahahaha… antes aqui no brasil tinha toda uma polêmica por causa de um canal, mas o sbt tem as travas com o silvio, a record tem as novelas (e os descamisados nela), a rede tv tem o gala gay… mtv tem programas gays! o problema é a globo mesmo e a tal questão do beijo gay que nunca rolou lá no ar, porque fora do ar…

  2. Caramba,,, adorei a frase do Montaigne, a matéria em si e essa foto… Como as pessoas eram lindas antigamente neam ahahahah

  3. clap! clap! clap! clap!
    Muito bem colocado, rs.

  4. fiquei confuso no final…

  5. ANGEL!!!! me contaram…
    1- que depois que a ERIKA e sua turma deixaram a Folha, o lugar se tornou referência comportamental de conservadorismo jornalistico! Ninguém mais ferver pencas!!! é verdade???! E que antes do esperado beijão gay na novela das 8, tem que rolar um beijão gay na FOLHA de SP… Então passo a responsabilidade para vc e pro Alcino!
    2- A MODA, está dizendo que o próximo verão, será o VERÃO DOS SONHOS!!!! é verdade? conta tudinho pra gente, meu insider!!! E com Olimpiadas no RJ, o tal lifestyle carioca, anda mais do que hypado, pega de volta aquele bermudão de hibiscos que vc deu pro sem teto!!
    ;0)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s