COLUNA DA REVISTA DA FOLHA DE SÃO PAULO 06/09/2009

Portrait Of King Louis XIV & His Brother Duc D'Orleans
Luis 14 e seu irmão Philippe d’Orléans

Alcino Leite em seu blog Útima Moda escreveu um post interessantíssimo no dia 29/08 chamado “O Abade Travesti” sobre o nobre francês François-Timoléon de Choisy (1644-1724). Ele foi criado como uma menina assim como seu conterrâneo o princípe Philippe d’Orléans, irmão mais novo do rei Luis 14. O futuro abade seria uma companhia ao jovem sucessor nesse jogo político armado por sua mãe, a rainha Ana da Áustria, e o cardeal Mazarin que pretendiam através da idéia feminilidade tirar qualquer traço de agressividade e luta pelo poder atribuída aos homens e impedir o filho caçula de lutar pelo trono do França. E deu certo!
Apesar dessa manobra que muita gente hoje enxerga como uma certa visão misógina por parte da própria rainha, temos que entender a época em que tudo isso ocorre, muitos séculos antes do feminismo queimar esteriótipos em praça pública.
Mas o mais curioso é que mesmo educados dentro das regras femininas de bom comportamento da época e com luxuosos vestidos, maquiagens e jóias, cada um dos jovens nobres seguiu sua orientação sexual.
Philippe d’Orléans quando mais adulto se rebelou à essa educação, tornou-se militar, venceu batalhas, mas era conhecido na corte por manter relações com outros homens e apenas vestia-se de mulher nos círculos mais íntimos.
Já o abade de Choisy declarou seu amor pelas roupas femininas durante toda a sua vida e também pelas mulheres: muitas viraram suas amantes. Está tudo no “Memórias do Abade de Choisy Vestido de Mulher” de sua autoria.
Enfim, um nobre exemplo pra quem ainda acredita em estereótipos como “homem que é homem não chora”, o Abade de Choisy chorava sempre que via um belo vestido rendado e com brocados.

12 Respostas para “COLUNA DA REVISTA DA FOLHA DE SÃO PAULO 06/09/2009

  1. Travestismo com história.

    AMEI.

  2. a corte e o luxo da corte. e que luxo !

  3. …”o Abade de Choisy chorava sempre que via um belo vestido rendado e com brocados.”

    Tudo!

  4. quenda! quero ler a autobiografia da abade!

  5. esses casos eram muito mais comuns do que se pensa, principalmente quando havia herança ou títulos envolvidos, muito bom.
    bju

  6. Pingback: Twitter Trackbacks for COLUNA DA REVISTA DA FOLHA DE SÃO PAULO 06/09/2009 « dus*****infernus [dusinfernus.wordpress.com] on Topsy.com

  7. Putz, e ninguém filmou isso até agora? Absurdo.

  8. ANGEL, que vc achou do jantar de ontem com Sarkozy? Um gato, né??!
    Semana que vem tem baladinha rock na Baixa Augusta! Você, eu Rocco, Lola e Jesus Luz! Vc pode arrassssssar com seus rendados!!
    E a revistinha DAHORA pra todo mundo roubar pautas e copiar notinhas de INSIDER e parecer DIZcolado é a MONOCLE! tanto é que as lalais já estão assinando!
    See you darling!!
    ;0)

  9. Tá, Angel, mas tudo isso acontecia nos altos escalões da nobreza que rezava por uma cartilha toda própria e estava acima das leis que regiam os pobres mortais. E se a gente for ver hj, a coisa não mudou muito. O que vale no nosso círculo culturete descolex não vale, digamos, ali no Tucuruvi. Vale uma outra coluna. Acho eu.
    Ah, Nucool, tem certeza que o povo tá vendo Monocle só agora? So 2008…

    • MM, eu amo quando vc e as divas do jornalismo insinuam que alguém ou algo é so last century…!!!! hahahahahhahahahah
      A Monocle, que já circula na mão de trendsetters, há meses, caiu nas graças dos homens de negócios, porque ela se firmou no mercado e as vendas só aumentam, motivo pro povo do descolê comprar e publicar uma notinha ou outra em seus blogs e parecer MEGAANTENADO! INSIDER!😉

  10. Cool site, love the info. I do a lot of research online on a daily basis and for the most part, people lack substance but, I just wanted to make a quick comment to say I’m glad I found your blog. Thanks,🙂

    A definite great read.. ..

    -Bill-Bartmann

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s