A VELHICE

armani

Essa foto de Armani eu vi na Katylene e imediatamente pensei em Oscar Niemeyer que ao perguntarem pro fofo como era fazer 100 anos, ele na lata disse: “Uma merda!”
Como uma pessoa que preferiu a velhice ao sucídio, tenho sentido os aspectos negativos de ficar cada vez mais velho no sentido físico. Lembro bem de virar 2 ou 3 noites entre ir ao Satã, estudar pra prova de física, ir à aula, fazer natação, encontrar com os amigos e depois de tudo, nada como um soninho de 8 horas que estava tudo correto. Hoje é quase impossível virar a noite, apesar de sempre ir dormir tarde.
Também compreendo a frase de Niemeyer em um mundo que sofreu uma transformação profunda, que o respeito ancestral pelos mais velhos perdeu lugar para a glorificação da juventude – eterna. Ser jovem sempre é a questão. Nesse sentido, a moda só faz – com suas imagens sempre construídas sobre o aspecto da jovialidade dos adolescentes – confirmar essa mudanca de pensamento no mundo de hoje ou do mundo depois da Segunda Guerra: Não desejamos os velhos!

madonna-versace
Véia?!
Uma lembrança que me veio foi a campanha que Madonna fez para a Versace uns anos atrás que o comentário que os fashionistas mais fizeram foi que ela estava parecendo velha. Hello, a rainha do pop é cinquentenária!!!! Talvez por isso photoshoparam ela agora na Louis Vuitton.
Voltando à questão física na velhice, ela é marcante pois você sente na totalidade a força da palavra decrepitude. A luta contra essa velhice se dá em diversos níveis: plásticas, botox, exercícios físicos contra a osteoporose… Mas o que sinto ao ver os que são mais velhos que eu, são que “os que deixaram a vida lhe levar”, encararam a velhice com tranquilidade, não lutaram contra ela (isso não quer dizer desleixo nem a falta de intervenções estéticas, mas sempre muito mínimas, controladas), conseguiram envelhecer com dignidade e beleza. Penso em Fernanda Montenegro e Christine Yufon que – apesar de odiar termos politicamente corretos – estão mesmo na melhor idade.
E ao mesmo tempo penso na beleza de um desfle do Ronaldo Fraga e de Renée Gumiel e como a velhice pode ser apenas a merda que a gente deseja para os atores antes de entrar no palco!

14 Respostas para “A VELHICE

  1. dorei, Vitinho!muah!

  2. A velhice nada mais é do que a surpresa do que nunca quisermos ser. É uma senhora que sem pudores e sem aviso assombra a humanidade.

  3. fico honrada de ter inspirado o posht.
    quando eu crescer quero escrever igual você, veetor!
    tchadoro e tô com saudadys!
    MUAH

  4. Sempre que essa conversa aparece em roda de amigos, e tem sido uma constante, talvez porque nenhum de nós saiba como envelhecer, eu raramente tomo como referência os ícones da cultura, política, artes… pois acho que eles estão em outro patamar da existência, tendo inclusive todo o carinho da humanidade para alimenta-los e uma conta bancária com dinheiro suficiente, capaz de amenizar com os últimos lançamentos da ciência, qualquer dor física e espiritual.

    Então olhando para as pessoas comuns, nossos vizinhos, amigos e parentes, o envelhecer parece ser mais complexo e no universo gay, podemos dobrar as dificuldades. Vou recorrer a um dos poucos momentos de sabedoria de Andre Fischer, quando ele disse em seu blog que as coisas tem prazo de validade e a melhor coisa a se fazer é aproveitar ao máximo o que cada faixa etária da vida pode te oferecer.

    Apesar do banimento dos mais velhos em muitos setores e tb acho sábio se retirar de determinadas situações, uma coisa genial vem sutilmente acontecendo nos ultimos anos, é a mescla das idades e pessoas que vc não identifica mais a que faixa etária exatamente ela pertence, pois os mais velhos aprenderam a retardar “o envelhecimento”, mas a falência do corpo, não somente a parte estética, é a coisa mais dolorida e inevitável de todo processo… apesar da sabedoria que a passagem dos anos trás, para alguns seres humanos.

    Talvez o caminho seguido pelo Rui, o acadêmico, também seja uma boa alternativa: Enquanto eu estava por aí tentando fazer dinheiro e absorvendo o mundo de forma muito física e dionisíaca, ele se dedicava as delícias e dificuldades do pensamento e já havia me alertado sobre a mudança dos tempos.
    ;0)

    • que Rui, o Rui Barbosa?
      Ah! fez as pazes com o Fischer, sabia que isso aconteceria um dia, é sua cara, não alimentar-se de mágoa de cabocla… Adorei, só a velhice traz esse grandes gestos.

  5. Envelhecer com dignidade é o segredo.

    PS- “a noite é feita para dormir” é meu lema para entrar bem nos 40 anos.

  6. Angel, my fofis!!
    Eu adoro quando eu leio bobagens como a do CASTOR, “Envelhecer com dignidade é o segredo” ou “O importante é ser feliz”, frases que vamos repetindo ao longo da vida e não dizem nada… Aí sinto uma falta do Rui, o acadêmico, para desenvolver melhor esse tipo de pensamento…

    Gosto da teoria de uma amiga, que diz que enquanto as gerações anteriores talvez tivessem uma melhor relação com o envelhecimento, a geração 68 começa e envelhecer agora e podemos tomar por referência Caetano Veloso, mas segundo ela o pior virá com as gerações imediatamente posteriores (as nossas), pois elas encarnaram melhor o Mito da Juventude.

    Segundo ela, em apocalípticas conversas de botequim, estamos numa sociedade onde não existirá trabalho para todos e boa parte dessa geração não fez um pé de meia suficiente para se ausentar em paz. Com o prolongamento da vida pela ciência, essa turma que vivênciou “tudo” e que agora está sendo colocada a margem, ela acha que muita gente surtará e os antidepressivos não farão mais efeito, pois eles já fazem parte da rotina de muita gente aos 30…

    Angel??!! Tem um capitulo especial sobre os gays (segundo ela os mais ousados), mas eu vou pular e esperar chegar lá pra ver se é verdade, se bem que eu já fui para o pós-gay!!!!! Mudei de paróquia, tô frequentando outro culto ao falo, por isso a gente não se encontrou mais. A religiosidade continua, tá??! Quero conhecer seu closet pra gente fazer um culto as ROPAS!

    P.S. Sempre achei o Fischer fraco como idéia inspiradora na mídia, mas admiro a pessoa,trajetória e sua habilidade comercial!

    • já vi tudo, tá se preprando pra sair na Xúnior, que eu sei… sua nova igrejinha… luxo, bee, sucesso, tenho um lenço palestino pra senhora fazer a pós-revolucionária na foto…pós-bunita na pós-foto com phós-toshop, é claro

  7. a foto do Armani eu resumo num só palavra : coragem,fia !!!

  8. Hy mucool o que seria pós-gay??? se for uma pessoa velha, sozinha e inadimplente acho que é bem a sua cara, não?

    trianon for you babe…always…

  9. Angel, hj a gente tá tão conectadinha, num é não??! Darling, tô começando a odiar imagens estáticas, me parece tão monótono, então só aceito a Xunior se for em linguagem 4K!
    Precisamos marcas de sairmos com nossos óculos 3D e os cítricos! Beijojocas!!!

  10. CASTOR, conheço lugares melhores e mais seguros que o Trianon… vc adoraria!!
    ;0)

  11. http://www.oldladiesrebellion.com/teashirt.html vitor, olha que marca legal! lembramos do seu post quando vimos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s