ESTAVA PENSANDO…

…quando estava fazendo compras, que se eu levo as ecobags no supermercado, pra não utilizar sacolas plásticas, como depois eu faço o meu lixo caseiro? 100% das pessoas que eu conheço usam as sacolas de plástico como lixinho em casa, o que também é uma maneira de economizar e de reaproveitar um produto, não?
Vi uma menina, a única no supermercado, que estava como eco-“fashion”-bag e fui perguntar como ela resolvia o problema do lixo. Ela disse que comprava sacos plásticos preto.
Oras, os ecologistas não dizem que o consumo é uma das principais razões da destruição da natureza?
ecobag 4

10 Respostas para “ESTAVA PENSANDO…

  1. Ahn, aqui no Paraná, o resto da comida, você faz adubo(joga na horta) ou num terreno vazio. Os outros lixos, você separa(vidro, metal, papel) e lava antes da prefeitura pegar, e só o lixo do banheiro, você coloca em sacolinhas de mercado. Na europa eles cobram pelas sacolas no super, e você pode escolher levar em caixas de papelão, é uma maneira de educar a população também. Acho que se você reduzir o tanto de sacolas plásticas já ajuda né!🙂
    Pois é, ser ecologicamente correto dá um imenso trabalho.

    Beijo!

  2. Estive recentemente em Curitiba e um supermercado oferecia sacolas biodegradáveis. Ficam dez anos na natureza até se decompor por completo. Não abro mão das minhas sacolas para lixo.

  3. va, eu tentei encontrar sacos de papel para comprar e usar no lixo orgânico, mas até agora nada. acho que vale o investimento. penso tbm na mesma coisa para os cocôs de cachorro. aqui perto de casa – um bairro dito civilizado e habitado por gente “bem” – é um tal de se tropeçar em sacolinhas esmagadas por rodas de carro (eca!) ou deixadas desleixadamente na raiz das árvores. melhor recolher o cocô do bicho com papel, mas o problema do descarte ainda continua porque faltam lixeiras – sem falar em lixeiras seletivas. enfim, estamos tão perto e tão longe da civilização.

  4. E eu não tinha feito a correta na quinta-feira:

    http://www.coisasdemarcelle.com/2009/07/france-zona/

    Bom, como tenho sacolinhas estocadas dá pra usar eco bag por um bom tempo pois os lixinhos estão garantidos…
    😛

  5. Já existem no mercado alguns saquinhos biodegradáveis. São mais caros, mas vale a pena. Se souber reciclar, o que sobra para o lixo orgânico é tão pouco que nem sai tão caro assim.

  6. eu gosto da iniciativa, tenho meu lado “eco chata” e assumo. há alguns anos uma rede de mercados daqui tentou cobrar pelas sacolas plásticas, a exemplo do que é feito na europa. a concorrente lançou uma campanha: “aqui a sacolinha é de graça”…

  7. Oi Vitor, eu acho que as ecobags são um bom investimento, sim. Geralmente não vou ao supermercado, mas quando vou, vejo que as compras precisam ser colocadas em dezenas de pequenas sacolinhas plásticas que vão se acumulando com o passar do tempo. Sem falar nas sacolas das revistarias e livrarias – entre outras lojinhas – que são todas de plástico também. Assim, para essas compras, recuso as sacolinhas e coloco as coisas na bolsa e todos os carros têm sacolas de pano nos porta-malas para compras maiores (tipo supermercado). Acho que ainda não dá pra ser perfeito, mas a gente tenta… O pior foi uma matéria do Estado mostrando que os caminhões de lixo misturam todo o lixo separado para a reciclagem ali no Ibirapuera… A conscientização é sempre lenta, tanto do povo quanto do poder público.

  8. Eu uso saquinhos de lixo biodegradáveis, já existem marcas no mercado (no BIG, por exemplo), pelo mesmo valor do saco de lixo comum…

  9. eu adoro minhas ecobags!
    o certo, pra quem usa ecobags, seria usar sacolas de lixo biodegradáveis. essas sacolas de supermercado são muito poluentes.
    recomendo uma sacola média dobrável para pequenas compras (tipo pão, leite). dá pra deixar na bolsa ou na mochila. E uma ou duas maiores, do tamanho daquelas de feira, pra compras mensais. em alguns supermercados (tipo carrefour), você pode pedir caixas de papelão pra usar no lugar de sacola, em compras grandes.
    além disso, a não ser que seja grande quantidade, a gente não *precisa* colocar as frutas e verduras em sacolinhas plásticas, pra pesar.
    aquela bandeja de isopor que alguns supermercados usam pra embalar verduras e frios é péssima pro meio ambiente, também. eu nunca compro quando tem isopor. e frios, eu peço pra não colocar na bandeja.

  10. eu uso as ecobags mas compro os sacos de lixo preto pois são maiores, mais resistentes, não arrebentam e não machucam os lixeiros.

Deixe uma resposta

