BALANÇO SPFW VERÃO 2010 – PARTE 1

3642559031_e661c90b47
Fui convidado pelas fofas das meninas do Oficina de Estilo para comentar os desfiles do último dia do SPFW no blogue delas. Como era o último dia, fiz uma certa análise do que estava pensando através dos desfiles.
De uma maneira muito tranquila, sem os histrionismos do verde-amarelo ou do regionalismo de algum lifestyle [o carioca, o pior, pois se acentou na cabeça de muitos fashionistas como uma verdade], a moda feita no Brasil passou a refletir de maneira mais clara que é feita no Brasil de forma afirmativa (talvez isso é o que de mais brasileiro a moda feita no nosso país possa alcançar, aliás, todas as expressões sejam elas artísticas ou não).
Tudo bem, a moda sempre refletiu o nosso país, mas até então, sempre na chave negativa e indireta, só víamos a questão da cópia, da vergonha, do colonialismo. Senti nessa temporada que eles encararam de frente a tal da brasilidade de forma mais orgânica, sem bandeiras nacionalistas e sem obviedades, com resultados que estavam na criação de algumas roupas e looks ou mesmo imagens.
Para mim foi uma temporada importantíssima, pois nada de novo aconteceu no front, como a maioria das temporadas, mas de maneira silenciosa, o Brasil começou a se refletir no pensar das roupas e no pensamento de moda dos nossos criadores e pra mim a ráfia (fibras de uma palmeira usada na confecção de sacas de frutas e produtos) é um dos símbolos dessa acontecimento maravilhoso, que assim como tudo no nosso país [a história, a política, a vida social] aconteceu sem revoluções e grandes queimas de fogos de artifício.

Anúncios

4 Respostas para “BALANÇO SPFW VERÃO 2010 – PARTE 1

  1. Nossa, fiquei curiosíssimo com essa coisa de ráfia, isso é tão velho, tinha bonecas de rafia. Não vi isso, mas uma coisa que encontro em todo lugar é a tal fibra de bambu. Outro dia eu fui comprar um colchão e quase todos os modelos oferecidos , de fibras naturais e não sintéticas eram dessa fibra de bambu. E o bambu?

  2. amo a linha de pensamento. vai ser a novela da semana, essa sua série de posts. ansiosa pelos próximos. 😉

  3. depois do TÔ NUDE!!! agora vamos usar o TÔ RÁFIA!!

    ;0)

  4. Vitor, suas palavras no Vídeo do Oficina foram extremamente contagiantes, vi o show de Isabela Capeto na temporada por causa de você.Estarei sempre bisbilhotando por aqui.Abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s