LINO VILLAVENTURA: AME-O OU DEIXE-O


Conheci Lino ainda em Fortaleza, lá pelo final dos anos 80. Ele já era um estilista super respeitado, Cristina Franco – a entidade mor da moda naqueles tempos e ainda referência absoluta pra minha geração – o adorava, mas sinceramente não tinha a menor idéia de como era a sua roupa e quão importante ele era. Sem esse aval, foi fácil e sem barreiras dar risadas, conversar e tirar umas fotos absurdas com ele e a Ines – sua mulher na época – na casa de um amigo em comum. [Ainda digitalizo essas fotos]
Já em São Paulo, nos anos 90, seus primeiros desfiles causaram sensação e comoção pela carga de brasilidade. Uns amavam outros odiavam, mas eram sempre um acontecimento muito especial um desfile do Lino. Lembro que na época, teve até uma rixa silenciosa entre ele e Alexandre Herchcovitch. Não sei bem se isso era claro entre eles, mas tinha uma disputa de torcidas tipo Marlene e Emilinha Borba pra saber qual era o maior estilista brasileiro. Memórias provincianas!
O que é inegável é que seu barroquismo, seu trabalho feito à mão e principalmente seu estilo único, sem seguir quaisquer tendências o fazem uma figura ímpar na moda brasileira.

No ano passado, ele comemorou 30 anos, fiquei de escrever algo, fazer uma relação mais séria do barroco no Brasil, Glauber Rocha,etc mas minha ambição me afundou.
Do mesmo jeito que nunca consegui ir muito além em escrever sobre sua coleção de verão 2006 que acho genial (mas Regina Guerreiro fez isso pro mim)
717198
Uma vez em conversa num bar, o diretor de desfiles Zee Nunes, um cara que admiro a inteligência e a visão de moda e além dela disse que pode-se gostar ou não de Lino Villaventura, mas é inegável que ele é um criador. E isso no mundo da moda abarrotado de cópias e mais cópias não é pouca coisa não.
Salve Lino!
dsc00170

10 Respostas para “LINO VILLAVENTURA: AME-O OU DEIXE-O

  1. ANGEL eu deixo o Lino pra lá e fico com vc, meu ícone de uma geração!!! meu ator revelação do ano… minha miguxinha atormentada, passional e as vezes radical demais… predileta! arrasando em FILMEFOBIA!! parabéns!
    ;0)

  2. AMO “a minha ambição me afundou”. parece texto de novela, amei de verdade. e entendo quando você diz, citando zee nunes no fim do texto, que é possível gostar ou não gostar – mas que é preciso reconhecer que o LV é um (super) criador. e acho que essa é uma super dificuldade do povo da moda aqui no BR: saber separar gosto pessoal de avaliação profissional. não?

  3. o lino é muito bom.
    já tava demorando pra tu voltares aqui.

  4. Off topic. Moço, tu vistes a nova exigência para ser motorista de táxi em Brasília? Ou usa trajes “esporte fino” ou é multa! http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1103432-5598,00.html

  5. bootsmadeforwalking

    ESTÁ ACIMA DE QUALQUER DITADURA, MA-RA-VI-LHO-SO!

  6. AME-O!!!

    Junto com a Danielle Jensen, considero-o um dos poucos artistas de moda no Brasil…

  7. Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto da minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todas aspessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00. Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

  8. ANGEL!!! GATO!!! cade vc??? acho que vc tb estar tendo um BROMANCE!! o must da temporada!
    ;0)

  9. Pingback: LINO VILLAVENTURA: AME-O OU DEIXE-O < It’s all about the trends

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s