GALLIANO E CIRNANSCK: O MESMO TEMA, REALIDADES TOTALMENTE DIFERENTES

Confesso que quando vi as imagens de John Galliano para o inverno 2009/2010, não pude deixar de pensar em Samuel Cirnansck. Os dois congelaram o imaginário que temos da Rússia, algo um pouco folclórico é verdade, para dar asas aos próprios devaneios.
Longe de falar em cópia, mesmo que se esse fosse o tom do post, eu estaria falando que Galliano copiou Cirnansck, o que acredito que não procede nem de um lado nem de outro.
Também longe de acusar o tal espírito do tempo que leva um nome bizarro para nós da língua portuguesa de Zeitgeist. O espírito do tempo está preocupado com contas a pagar ultimamente.
John Galliano é um estilista viajante, como o grande Paul Poiret, ele precisa do choque das culturas para que seu barroco resplandeça. Seja a Arábia para a Dior ou a Rússia pra grife que leva o seu nome, ele sempre viaja para fora.
Já Cirnansck sempre, e isso é mais claro em seus primeiros desfiles para o falecido Amni Hot Spot, viaja para dentro, para as suas raízes. Existe uma busca de identidade que passa pela nacional e pela pessoal que é uma de suas forças e ao mesmo tempo uma de suas fraquezas.
Como eu disse na época do desfile, nada mais brasileiro do que fazer nevar na passarela, me lembra muito o clássico do cinema nacional: “Bye-bye Brasil” que o Lorde Cigano (eeeeee Jana e Jorge!!!) interpretado por José Wilker faz nevar no sertão.
Enfim, Galliano e Samuel vivem realidades totalmente diferentes e só tendo em vista essa perspectiva é que podemos comparar – levianamente – os dois desfiles.


A Rússia de Galli e…


…de Samuca!

Anúncios

3 Respostas para “GALLIANO E CIRNANSCK: O MESMO TEMA, REALIDADES TOTALMENTE DIFERENTES

  1. que bontia a percepção das viagens de um e de outro estilista (achei gênio). e que pensamento nada-fraco pra durar toda uma temporada: “o espírito do tempo está preocupado com contas a pagar ultimamente”!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s