TORTA NA CARA

bienalianes
Todo mundo comentou a performance de Maurício Ianês, eu faço parte da voz que achou um pouco óbvia no começo. Ele ficar nu = espaço vazio = os participantes interagem e preenchem esse espaço, blábláblá, mas a ignorância-falásia dos curadores dessa Bienal perante a liberdade e o real questionamento da ação artística – vide episódio dos pixadores – fez mudar a minha perspectiva dessa performance e até resolvi vê-la no último dia.
Mas o bizarro-engraçado-constrangedor segue no e-mail abaixo:

“Queridos amigos Artistas e Entusiastas,
Gostaria de denunciar o episódio da Torta de Palmito na performance “A Bondade de Estranhos”, do artista plástico Maurício Iânes na 28va Bienal de Arte de São Paulo.
Acompanho os trabalhos do artista há muitos anos, e gostaria de constatar aqui, junto a voces que no dia 04/11/2008, uma matéria escrita por Gustavo Martins sobre as primeiras doações que o artista recebeu na estréia de sua performance (http://diversao.uol.com.br/arte/bienal/ultnot/2008/11/04//ult6000u11.jhtm), uma pessoa “não identificada” doou ao artista uma Torta de Palmito, junto com uma camiseta e um amigo imaginário de papel feito pelo coletivo de arte do doador anônimo.
Denuncio que a Torta de Palmito foi doada pela jornalista de moda Erika Palomino (www.erikapalomino.com.br), amiga de décadas de Maurício! Pode ser que não foi ela que entregou a torta, mas foi ela que doou. Me baseio no fato de que em março desse ano, a jornalista doou a mesma Torta de Palmito para o também artista plástico Marcelo Cidade!
Não é muita coincidencia?
E quem, além de uma amiga íntima, saberia que o artista é vegetariano? Porque ela não deu uma torta de frango? Porque não um empadão de carne?
Estou realmente revoltada, pois uma obra que poderia ter toda a pureza e limpeza pretendida pelo artista esta sendo corrompida pelo escândalo da Torta de Palmito.
Não preciso nem dizer que uma Torta de Palmito usada com parcimônia, pode ser utilizada em até 2 semanas, e isso já compromete todo e qualquer desafio que a performance propunha.
Indignada pela grande farça da Torta de Palmito, mandei um email para a curadora do evento, Ana Paula Cohen, e ainda não recebi resposta.
Segue o email:

‘Querida Curadora da 28va Bienal:

gostaria de denunciar que a Torta de Palmito doada por uma “pessoa que não quis se identificar”, é na verdade doada pela jornalista de moda, e baluarte da cena art-fashion de São Paulo, Erika Palomino
(www.erikapaomino.com.br).
Erika já tem um histórico de doar Tortas de Palmito para artistas plásticos. Em março desse ano, a jornallista doou uma torta de palmito, junto com a sua namorada Digão, para o também arista plástico Marcelo Cidade.
Esperamos mais fiscalização na performance!!! A Bondade tem que ser de estranhos, e Erika tem um longo relacionamento de amizade, de mais de uma década com o artista.

Obrigada,
Asuzi F. Assunção’

Se você, assim como eu, também está indignado, encaminhe esse email para seus amigos Artistas e entusiastas! Não vamos deixar o Escandalo da Torta de Palmito terminar em Pizza!

Obrigada
Asuzi F Assunção”

É tudo tão bom que quase não quero comentar, mas é tão denunciador do quão patética é a essa tal faceta da “arte plástica=contemporânea” e o pensamento pueril que a cerca que só mesmo uma torta na cara pra encerrar esse pastelão todo.
torta-de-palmito
Erika Palomino, que pastelão ops, papelão! ahahahahah

11 Respostas para “TORTA NA CARA

  1. Pingback: Fashion News » Blog Archive » TORTA NA CARA

  2. Eu não vi problema nenhum na Erika enviar um torta de palmito. Se o artista não sabia quem era, veio pelas mãos de um estranho para ele, não tem problema nenhum e não feriu os princípios da performance dele. Ai que polemica + bizarra…

  3. você é sensacional, bicha. te amo cada dia mais…

  4. HAHA muito bom esse post

  5. HAHAHAHAHAHAHAHAAA um escândalo, né, minha gente? vou publicar no Abril.com, vai dar mais clique que a Michelle Obama!

  6. ai meu. a pessoa não perdeu a perspectiva do que é ‘escândalo’, ‘denúncia’ e com o que devemos ficar ‘indignados’? ah, a performance no começo acheii tipo ‘já vi isso antes’ mas depois de ver uma foto no G1 de uma anônima senhorinha abraçando gostosamente o ex-pelado, pensei q se arte é algo q mexe com a emoção das pessoas [de um jeito que às vezes a gente nem entende], essa atingiu em cheio.

    no entanto, adorei a frase “Erika já tem um histórico de doar Tortas de Palmito para artistas plásticos.” hahahahhahahaha

  7. O processo de fabricação do palmito é semi-artesanal. O palmito é extraído da palmeira, depois descascado, cortado e lavado. Feito isso, o palmito é colocado dentro da embalagem (lata ou vidro) com água, sal e ácido cítrico, basicamente. A embalagem contendo o produto, após passar por tratamento térmico adequado (elevação de temperatura à 100°C por 60 min em banho-maria), é fechada.
    Nos últimos dois anos foram confirmados pelo menos três surtos de botulismo por ingestão de palmito. O botulismo é uma intoxicação de origem microbiana. A intoxicação causada pelo consumo de alimentos contaminados por esta toxina causa paralisia muscular, podendo até matar. Os primeiros sintomas, que podem aparecer entre 18 e 36 horas após a ingestão do alimento contaminado, são boca seca, visão dupla, náuseas, vômitos, cólicas e diarréias. Depois surgem sintomas neurológicos, como paralisia facial, que terminam com problemas respiratórios.

  8. Erika já tem um histórico de doar Tortas de Palmito para artistas plásticos. AMO essa pessoa.

  9. Pingback: TORTA NA CARA 2, A MISSÃO « dus*****infernus

  10. Pingback: confissões estranhas « Baiúca Cultural

  11. Pingback: CAMPANHA VOTE NA TORTA DE PALMITO « dus*****infernus

Deixe um comentário