AINDA SOBRE AS CÓPIAS NO PÉRGAMO


não é Veneza!

O problema da cópia é algo crucial não só na moda, mas em diversas manifestações no Brasil. É histórico o nosso sentimento de inferioridade, mas também em questões individuais, elas podem revelar aquilo que hoje chamam de “angústia da influência”. Já refleti sobre essa angústia e também sobre a questão da réplica e da cópia – que entra no terreno da pirataria, ou complexos e complexidades
Ao visitar o Pérgamo e sua fantástica coleção de arte grega em Berlim, tem uma parte muito interessante, uma ala só de cópias romanas da arte grega. Eles copiaram tudo que podiam pra poder ter algo original ou que fosse reconhecida como arte romana, mesmo que filiada aos gregos. Foi assim também com a moda americana, ela cansou de copiar a européia até achar algo que a identificasse: no caso o casualwear e o sportwear. Talvez o copiar a exaustão possa também ser um dos caminhos para uma criação autônoma.


qual é original e qual é cópia?

13 Respostas para “AINDA SOBRE AS CÓPIAS NO PÉRGAMO

  1. ANGEL, os gays a partir dos anos 90, acabaram lutando para se enquadrar e copiar o lifestyle dos heteros, porque é o dominante, reconhecido e aceito como ideal de felicidade, cada vez mais a comunidade passou a seguir um determinado comportamento que hj é vendido, principalmente pelas revistas de gay sem pinto.

    Além disso, talvez pelo sentimento de inferioridade tentaram copiar o estereótipo supremo do macho, cheio de músculos. Sabemos que por trás dessa “virilidade” exacerbada e dentro daquele peitoral, mora uma “garota frágil”. Enquanto muitos se enganam com tanta pirataria, os mais experientes sempre olham e sabem qual é a cópia e onde está o original, pois falta a tal da aura. Afeminado ou não, eu sempre prefiro o mais autêntico. A mulherada, já costuma dizer quanto vê um homem muito malhado, noooooosa parece gay! Aí nasceu o corpo do século XXI, o fitness!

    Apesar das coisas estarem mudando, a falta de identidade e insegurança em relação ao que somos ou produzimos, tb faz com que muita gente copie as resvistas internacionais consagradas, seja na moda, pauta ou design, afinal elas tb já tem a aura.

    Stay Poweful!

  2. Então, cuidado com o macho pirata!!!
    hehehehehehehehehehh
    ;0)

  3. Estive no Pergamo e realmente o que mais me deixou excitadíssima foi o busto origi da Nefertiti. Tenho uma louca fascinação pela cultura egípcia. Ah, e eu já deixei de comprar uma sandália na Arezzo por ter visto uma escancarada imitação de Laboutin. Tirou-me o tesão na horaaaa! Para piorar, quando comprei uma botinha cano baixo no último inverno, vi a mesma (agora na coleção de verão), repito, a mesmaaaa sandália, em versão floral, na Schutz (irmã da Arezzo, neah?!). Lástima =/ Beijo!

  4. olha, se o preço estiver bom pro meu bolso eu compro a cópia, ligo o dvd player e assito o filme que surrupiei no e-mule, depois coloco umas mp3 que consegui no limewire, ou assisto tv a cabo via gato… pelamoooorrrr… só não compro drogas falsificadas! e manda +1 teko aqui!

  5. é a cultura de massa querido, seja aqui, em Berlin ou na China.
    Mas cadê o pensamento fraco de domingo???
    Sai logo da bienal, vem pro blog!!!
    bjos

  6. Oi Vitor,
    Rodeio o Gloria todo atras de vc com a sua pulseira do camarote, mas nao te achei…
    Adoramos que vc foi!!!
    beijos
    Mari- FilmeFashion

  7. já foi à nova exposição do itaú cultural?
    tem uma video-arte que é a recriação, com atores, do quadro do velasquez que você usa no blog.
    e é linda!

  8. o pergamon vai desabar.

    sabiiiiaaaa?

  9. Pior do que a cópia, que seria o canibalismo no sentido do oswald, é de fato devorar e saquear literalmente a cultura dos outros como fazem esses museus europeus e americanos com os objetos históricos gregos e africanos, incluindo egito. http://sachisachisachi.wordpress.com/2008/10/21/kendell-geers/

  10. Pingback: RUFOS, CÓPIAS, COLONIALISMO E PREPOTÊNCIA « dus*****infernus

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s