CADA CIDADE UM ESTILO… OU VÁRIOS


Sim, existe algo que define um estilo de uma cidade ou mesmo as cores que predominam em sua urbe. Pra mim, São Paulo sempre foi desde os anos 80, uma cidade do preto, do japonismo, isto é do preto como vanguarda até a chegada das estampas nos últimos anos que nos deixou mais coloridos. O Rio é a cidade que segue uniformimente algo subtraído da Rede Globo, o que pra nós paulistas pode parecer uma falta de estilo. Paris é de um preto triste, ou cores escuras sempre tão mortificantes, com exceção dos florais do verão. Já Berlim é de um preto com atitude, mesmo que retrô, apesar disso com um estilo muito mais urbano que o de Paris. Marrakesh é cheia de tons terrosos e quentes, sem falar nas silhuetas amplas dos jabãos. Em Veneza tinha uma profusão de azuis, verdes e marrons que dialogavam com seus prédios e canais.
Zurique eu não conhecia e desde já achei a cidade mais socialista do mundo, isto é, a cidade com a maior classe média alta do mundo, acho. Quer dizer, Zurique tem um estilo do paradoxo, parece uma coisa e é outra. Outra impressão que tinha que era uma cidade de muitos velhos e vi muitos mais jovens e um estilo de streetwear muito definido. Tanto que a loja Swallow-D da irmã de Pipilotti Rist, talvez a maior artista plástica da Suíça hoje tem um leve quê de anos 60, a época que a pirâmide se inverteu e o streetwear começou a dar as cartas na moda.

Outro paradoxo é a transformação de artigos feitos de lona de caminhão – algo meio bruto, sem sofisticação aparente – em vontade fashion. A Freitag é uma entidade fashion na Suiça assim como as nossas Melissas ou Havaianas aqui no Brasil. Isso acontrece desde o começo dos anos 90 e foram uma das primeiras marcas a vender online na Europa. Sem a ecochatice da sustentabilidade, eles reutilizam lona de caminhão pra produzir bolsas, carteiras e a loja tem uma solução que diz muito sobre o trabalho deles. Ela é feita em um total de 17 conteiners com uma vista incrível da cidade no último andar. Vale a visita mesmo que só pra subir e ver a cidade do alto (Geroldstrasse 17 Zurique).

Anúncios

8 Respostas para “CADA CIDADE UM ESTILO… OU VÁRIOS

  1. MERCADOS DESABAM PELO MUNDO, BOVESPA OPERA EM FORTE QUEDA, DÓLAR AVANÇA….

    ANGEL, vc lembra quando nossa geração tinha uma crise existêncial, profissional, afetiva… a gente falava assim: VOU EMBORA PRA LONDRES!
    e tudo tava resolvido, existia um porto-seguro, uma utopia que nos motivava.
    Comigo, sempre foi Espanha, pelo calor, idioma, Mediterrâneo…

    Hoje em dia, não existe mais um lugar pra gente fugir, o mundo tá virando um só…e não dá pra separar política e econômia de estados de espírito.
    Fora o fato da C.E não querer mais a gente por lá…

    Acho que vou me refugiar no último bastião do glamour. Qual é mesmo o endereço da Costanza?

    Stay Wonderful!!
    🙂

  2. Fiquei muito curiosa pra saber o que você diria sobre Salvador.

  3. Demais o post!! E eu também sempre vi São Paulo desse jeito que vc descreveu! bem legal!

  4. Hey what’s up guys nice site! I found this site searching for streetwear and would like to invite you to our streetwear blog http://www.filthydripped.com

    Don’t forget to leave us a comment too!

  5. e belo horizonte… ?
    Essa coisa provinciana com cheiro de fumo de rolo e vontade de ser grande. cor de ocre (roupa de vaqueiro) + verde (que já foi estância de montanha) e caramelo (dos reais belos horizontes). minas não diz nunca a que veio… é assim que a gente gosta mesmo.

  6. Mt bom =D
    Ahh, hoje eu vi pela terceira vez os videos da palestra que as meninas da Oficina gravaram: vc falando sobre blogs, no encontro de blogs. Antes de eu fazer o meu, me norteei bastante por aquelas declarações, acredita? Beijo

  7. adorei! sensacional essa loja verticalíssima!

  8. Pingback: A FOTO REVELA « dus*****infernus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s