SOBRE OS OBJETIVOS DA MODA DE RUA


como reconhecer o indivíduo na massa
Quando fiz a matéria para o Uol sobre moda de rua, uma leitora escreveu:
“Na reportagem ‘Moda de Rua: Transportes Públicos’, todas as legendas são um grande erro.
O tema é realmente interessante e pode render fotos muito boas, mas o fato é que se em geral, neste tipo de divulgação, informa-se a marca da roupa que a pessoa está usando (para o caso de alguém se interessar), quando não há marca para informar, seja por não existir ou por não lembrarem em que loja do Brás a peça foi comprada, é desnecessário informar simplesmente que ela foi comprada no Brás, por exemplo. Não acrescenta grande coisa para ninguém, além de beirar o deboche. Publicar uma legenda que diz “A saia que a Edileuza comprou na lojinha de uma vizinha na Zona Leste já veio com a faixa”, se não é deboche, é pura incompetência”.

Bom, para mim, moda de rua nunca é um serviço como um editorial, até porque ele tem camadas de antropologia, sociologia e história que estão acima da idéia de prestadora de serviço – não que um editorial não tenha, mas de maneira muito, mas muito mais tênue. O que está em jogo, na minha opinião, na moda de rua é como se constrói um estilo, então seria desnescessário dizer a marca ou o local que comprou tal peça porque o que importa é como ela conjugou as peças pra montar um look só seu. Não existe nada mais sem estilo que as fashion victims, o estilo deve procurar refletir a individualidade, então cada um no seu quadrado, cada um com seu estilo. Seria contra meu conceito de moda de rua, se a pessoa ver uma peça e fizer igual a foto – apesar de poder, é claro. Moda de rua é muito mais como um caderno inspiracional, pra nos motivar a nos vestir como um reflexo do que somos ou do que queremos ser. No caso, o fato de colocar a loja da vizinha na legenda foi muito mais uma estratégia pra demonstrar que não precisa comprar na Daslu ou na Oscar Freire pra fazer um bom look, sim foi um deboche, mas não com Edileuza.
O que vocês acham?

Anúncios

12 Respostas para “SOBRE OS OBJETIVOS DA MODA DE RUA

  1. Olá,
    Concordo plenamente com a opniao sobre as legendas, acredito que cada um constroi seu estilo baseado em coisas q acha legal , independente de marcas. Aliás acho que isso está virando uma tendencia , a utlilizacao cada vez mais de marcas desconhecidas e baratas. Moda é estilo e nao dinheiro.

  2. olá, Angelo. Penso que a leitora precisa aprender a interpretar textos. Ela está presa no menor universo sobre moda. Eu vi todo aquele ensaio no UOL e não percebi desrespeito a ninguém. A leitora é que é preconceituosa. bjs.

  3. ANGEL eu me recuso a comentar moda de rua enquanto vc continuar usando calça de sarja, camisetinha preta com estampa divertida e ao transgredir e usar uma polo cor-de-rosa, acha que todo mundo pensa que é coisa de gay e faz um protesto de genero e moda num texto da coluna da Folha! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Baby, please CUM!!

  4. o que acontece é que é preciso obter todas as informações necessárias para compreender a realidade do look e poder abstrair aquilo que realmente importa, principalmente dentro do contexto da matéria….. a legenda atravessará os séculos…imagina quantas pessoas tem o desejo de ser como a Edileusa???

  5. Hum, adoro post com polêmica, como o anterior, sobre o lenço palestino e esse, que rende um montão de blábláblá. Por exemplo, não vi nenhum deboche nas legendas e não concordo com a opinião da leitora, mas sua justificativa está cheia de contradições, dear.

  6. É muito mais fácil ter estilo com uma boa conta bancária. até porque, geralmente, pessoas com mais $ nasceram em famílias bem instruídas, tiveram bons exemplos em casa desde pequenas (não só em moda, mas em artes) e tem uma carga de referências muito mairo. Alguém de classe média, ou classe baixa, conseguir expressar sua personalidade através do que veste, de maneira unica e com o que tem, merece mais méritos, eu acredito. Os mais ricos ou mais informados podem até serem os formadores de opiniões, mas a moda de rua está em quem circula por ela. e o espaço público é democrático.

    prontofalei!

  7. O que eu acho ao ver os blogues sobre moda de rua é que no final existe sempre um padrão, um look generalizado… uma tendência. Justifico isso em parte com facto das fotos/looks serem seleccionadas por uma só pessoa e consequentemente haver logo aí uma matriz estética que serve de base a essa selecção…mas ainda assim há o lugar comum d`”o mais extravagante”, d`”o mais original”, d´”o mais vintage”, d´”o mais alternativo”, do mais isto ou do mais aquilo…

    Saí do tema…Sorry.

  8. Adorei o blog. Estou fazendo meu tcc sobre blogs de moda em contraponto das revistas femininas de moda…
    Se tiver algum livro, artigo ou outros para me sugerir seria legal.
    Concordo com a Ana, no comentário acima que diz que quase todos se parecem… é legal mostrar as pessoas bem arrumadas ou aquele desleixo proposital que esta na moda hoje em dia . São poucos os blogs que postam estilos diferentes.
    Bj

  9. ai, cometi um erro bisonho

    “podem até ser” hehehe corrigido

  10. Pingback: MODA, MODA DE RUA E OS UNIFORMES « dus*****infernus

  11. Não achei as legendas desrespeitosas, pelo contrário! Você transcreveu o que a pessoa disse! Se a pessoa disse: “comprei no Brás essa blusinha”, ela fez questão de ressaltar que não sabe a marca da roupa, mas que comprou no Brás. Se tivesse problema, ela nem comentava, certo?

    Se tivessem falado: “comprei no Iguatemi” duvido que fizesse esse quiprocó.

    Beijos, Vitor!

  12. o preconceito está nos olhos da tal leitora. não tem problema nenhum em comprar qualquer coisa no brás.

    agora, que as legendas são muito mal escritas, isso elas são.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s