REINALDISTA OU GLORISTA?


Reinaldo verão 2009

Gloria verão 2009
Reinaldo Lourenço ou Gloria Coelho? A pergunta sobre qual dos estilistas os fashionistas mais se identificam sempre causa uma certa saia lápis – mais apertada que a justa. Os dois fazem os desfiles que estão entre os mais esperados da temporada. Muito mais que uma briga ao estilo Marlene e Emilinha Borba, a competição entre eles é saudável para a moda brasileira. “Um respeita a estética do outro, eles se admiram muito, mas fazem tudo para superar um ao outro”, diz a consultora de moda Costanza Pascolato, 67.
O respeito mútuo entre eles também é compartilhado pelos seus groupies fashion. “Gloristas” e “reinaldistas” sempre fazem questão de afirmar que amam tanto um como o outro. “Ai, que pergunta drama!”, exclama Johnny Luxo, 35. Mas o DJ prefere Gloria, pois “além de ter uma imaginação vasta, eu tenho um sapato feminino dela incrível ”. A apresentadora Sabrina Parlatori, 33, é glorista assumida. “Eu sinto mais desejo pelos tecidos dela, tanto que acabei de comprar dois vestidos maravilhosos da marca”. A relações públicas Patrícia Casé, 50, também prefere a mulher do casal pelo vetor aquisição: “Eu tenho muito mais peças da Gloria, mas eu já desfilei pro Reinaldo!”.
Já entre os “reinaldistas” está o diretor Alberto Renault, 45. Ele gosta do lado rocker do estilista: “Ele está mais próximo da vida de hoje”. Marton, 42, cenógrafo, admira a feminilidade da roupa de Reinaldo: “Até já comprei peças da marca para mim”.
Mas a maioria prefere, pelo menos para a imprensa, ficar em cima do muro. A produtora musical, Julia Petit, 35, diz que tem fases que usa mais Gloria e em outras veste mais Reinaldo. E hoje? “Juro que comprei a mesma quantidade de peças tanto de um quanto do outro na última temporada de inverno”.
Gloria Kalil que acha “Reinaldo mais moderno e Gloria mais eterna”, acredita que só a lei salomônica poderá resolver essa dúvida: “só ameaçando cortar ao meio para realmente a gente decidir entre um ou outro”.
Apesar de se declarar “iodicista”, referindo-se ao recente affair com o filho do dono da Iódice, Alexandre, a apresentadora Adriane Galisteu, 35, declara amor pelos dois, mas a coleção de verão 2009 fez seu coração bater um pouco, “mas bem pouquinho” por Reinaldo. “Foi super delicado e feminino”, diz.
Já a drag Salete Campari, 37, ama Gloria. “A estilista é mais moderno e faz a linha mais Salete”, diz se auto-referindo, “por isso prefiro o desfile dela tanto nessa como em todas as temporadas”. Ela garante adorar “todos daquela casa, mas agora está surgindo uma novidade, o filho, que vai ficar com todo o reinado”, avisa Campari prenunciando que a disputa promete a participação de um terceiro concorrente.
Pedro Lourenço, 18, filho de Gloria Coelho, 57, com seu ex-assistente Reinaldo Lourenço, 46, diz que em sua casa “fala-se muito de moda o tempo todo e que todos se influenciam” mutuamente. Mas é claro e direto na hora de decidir entre o pai ou da mãe: “A cada dia me identifico mais comigo mesmo”. Terceira visão de drag!

E você, é glorista ou reinaldista?

Esse texto foi publicado de forma editada na Folha de São Paulo no dia 23 de junho de 2008

16 Respostas para “REINALDISTA OU GLORISTA?

  1. Hum…….sou glorista . As roupas dela passam a imagem de uma mulher feminina porém forte e ousada que admiro muito .

  2. Vitor, adorei a ideia de seu artigo. Sabe,sempre que me pego lendo uma edição especial das coleções nacionais eu fico perplexo com a forma com que os três (incluindo ai o Pedro) conseguem fazer de sua moda, um lançamento internacional – mesmo desfilando aqui no Brasil. E olha que eu não encaro como cópia não…só acho que eles “amam” Rei,Helmut e outros designers “cabeça” ou minimalistas do gênero. Se a mulher é rica,tem tempo e corpo,se joga nas lojas deles que vai parecer recém saída das passarelas internacionais (gastando um pouco menos,claro).
    Abç,

  3. Acho as idéias da “trindade santa”, super parecidas, acho que pelo fato de um influenciar o outro (legal!), eu estava comparando a coleção de primavera verão 2007 do Pedro, com a nova coleção da Glória e você sabe que acho bem parecida?!Pois é!
    O Reinaldo é um santo, a cada coleção ele se supera e fica dificil escolher um entre os três.Mas fico com a Glória, que me encanta com seu jeitinho único e bafonico, oh mulher viu!

    Abraços!

  4. Acho que sou mais glorista, viu…

  5. eu sou glorista que você sabe e até me ajudou a me definir “enquanto groupie-fashion” (hahahahaha!).
    mas hein, que uó isso de ter que informar a idade do povo, não? eu quero ser citada como “fernanda resende, idade não revelada” (rá!).

  6. Foi vc quem fotografou as pessoas na rua, digo, no metrô de São Paulo no site de moda do UOL?

  7. Amor, cá entre nós, seus leitores são bichinhas deslumbradas e estudantes da Santa Marcelina eles não tem dinheiro para comprar nenhum, nenhum outro. Minha prima sim, conhece as compradoras. Bicotinhas!

  8. Reinaldista!!

  9. Maria, você tem razão, como “elas” podem opinar, se veem de longe, nunca sentiram um RL na pele, sua reconstrução do vintage, a qualidade dos tecidos de Glória, o caimento, a leveza e delicadeza das formas; se resumem a postar notinhas em bloguezinhos de moda, falando que coisas que não tem acesso… depois compram uma camisetinha com o logo da marca, me parece piada de terceiro mundo!

  10. gente, espera um pouco, eu não conheço nem a China nem o Japão e por isso eu não poderia opinar se prefiro um ou outro, acho meio elitista isso.
    Eu prefiro o Japão, de olhos bem abertos…

  11. Roupa é para usar!

  12. Angel, moda é elitista, veja as pessoas que vc entrevistou. Claro que Salete está alî de gaiata, é o piroresco que dá uma sensação democrática. “Eles” adoram! Só espero que Salete possua peças tanto de um como de outro.
    Assim como falar de literatura em determinados circulos mostra erudição, atualmente opinar sobre moda dá a falsa sensação de pertencer a esse grupo de iniciados e diminue o abismo que separa vc dos produtos que estão além do seu poder aquisitivo. O Mypreview foi bem acertado nas considerações, assim como o Carlinhos.

    Pra mim a coisa é simples, música é para ouvir, comida para degustar, roupa para vestir. Beatles ou Rolling Stones, se nunca ouvi nenhum nem outro? Alex Atala ou Emmanuel Bassoleil, se nunca provei a comida deles?
    A experiência final da vestimenta se dá no corpo, em contato com a pele, se isso é impossível, a experiência está incompleta, falha.
    Claro que discutir sobre moda é elevar esse comercio a condição de “arte” e é tudo que a industria quer, esse tipo de aura.

    Agora vamos todos ajoelhar e agradecer ao ShopTour que levou para dentro das casas das jornalistas emergentes seus primeiros Reinaldo Lourenço!

  13. Vitor como você também escreve a coluna gay, acho mais interessante a gente discutir se o Reinaldo é bofe, se o filho já assumiu e o que faz a probrezinha da Glória no meio disso tudo. Isso enriqueceria mais a minha vida, não como fofoca, mas para entender determinadas famílias. O resto é propaganda gratuíta de marcas e eu não tô aqui pra isso. Beijos

  14. opa, quando eu falo reinaldo ou gloria, eu falo muito mais em imagem do que roupa e imagem é pra ver e isso quase todos tem acesso, não tem nada de elitista
    sobre os entrevistados, lembre-se que foi pra Folha e isso é regra na imprensa, aqui no blog eu perguntei a todos
    é isso!

  15. Vitor eu dei uma volta nos blogs do seus amigos de moda, fiquei surpresa, eles copiam tudo da grande imprensa. Reproduzem as notinhas, as fotinhos. Eles não pensam que estão fazendo algo significante, só porque compraram a revista primeiro, não?
    Apareça aqui no RJ, você sabe onde estou!

  16. Pingback: AS RESPOSTAS DE GLORIA & REINALDO « dus*****infernus

Deixe um comentário

