SEMANA LULA RODRIGUES: MODA MASCULINA E O UNISSEX


Sobre a última temporada de moda masculina e seu feminino é sempre bom ver outras visões não menos importantes, o sempre incrível Mario Mendes e suas observações afiadas fazem uma análise sobre a tendência dos pijamas nas passarelas e sobre uma moda mais relax, mais confortável que parece reinar também entre os criadores fashion – todos sabemos que cada vez mais os homens preferem o conforto, por isso mesmo a resistência à gravata, ou melhor, ao terno como uma roupa natural do seu dia-a-dia. A grande maioria só o usa por motivos profissionais e parecem felizes ao fim do dia ao se livrar de seu espartilho. Quem sabe é o final mesmo de um ciclo do terno como a principal roupa para os homens…
Quem será nosso Poiret? Quem será nossa Chanel?

Osklen inverno 2008, tanto para meninos como para meninas

Ao ver o penúltimo desfile da Osklen, seu inverno 2008, vi com felicidade e surpresa uma possibilidade para a moda masculina e no geral para o streetwear. Ali tinha algo unissex que poderia ser um possível impulso para a moda masculina.
No dicionário Houaiss, o termo unissex é adjetivo de dois gêneros e dois números que pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres (refere-se especialmente à moda, como tipo de roupa, calçado, corte de cabelo etc., ou a serviços profissionais)
O termo não poderia ter surgido senão na década de 1960, época que os gêneros foram postos em xeque.

Você acredita no unissex como uma possibilidade de arejar a moda masculina? Ou não? Como vc vê o unissex?

O unissex já rolou na moda e sempre achei que quem sai perdendo é o homem, que fica feio, meio caricato. O unissex é um dos caminhos apontados para o futuro da cosmética. A direção foi concluída numa feira internacional que rolou em Bolonha, no começo do ano [N.E. é possível que a beleza novamente sinalize algo na frente das roupas com o suspeito].

Cher e Sonny
Com relação à moda, pode ser que role. O século 16 foi masculino, no 17 a mulher começou a aparecer, vide Maria Antonieta, Pompadour e outras. O 19 foi masculino e no 20 a mulher conquistou tudo o que falamos acima.
Acredito que o século 21 seja de armistício entre os gêneros, seja um século misto, unissex. O homem assume seu lado feminino para se equilibrar com o masculino da mulher, que bomba desde o final dos ano 90, quando ela chegou ao topo nas corporations, virou provedora do lar. O homem leva os filhos ao pediatra e à escola. Na cama, eles se entendem cada vez mais. Ueba! Pode ser uma viagem de aquariano dragonino.
Por outro lado, o homem cada vez mais caminha para descobrir que sua moda é bacana, por mais que muita gente a ache chata e entediante. Onde há fumaça, há fogo. Tudo o que te contei aqui, está contado detalhadamente no meu livro.

Bom, aqui encerra a semana Lula Rodrigues no blog, pra mim foi uma grande honra ele ter respondido às perguntas e se debruçado nessas questões da maneira que fez, ainda mais que está finalizando um livro sobre o assunto, o Almanaque da Moda Masculina que sairá no começo do ano que vem pela Senac Rio. Pra mim, repito, já nasce clássico!
Adorei também todos os comentários e a discussão que a entrevista suscitou na blogosfera.

Anúncios

10 Respostas para “SEMANA LULA RODRIGUES: MODA MASCULINA E O UNISSEX

  1. Antes eu via a moda masculina como sem graça…não tinha vontade de fazer nada para homens.
    Mas comecei a enteder 1 pokinho mais sobre isso e até que gostei sabe?
    Vou tentar uns croquis masculinos quando começarem as aulas.

    Adorei todos os posts!

    Parabéns Vitor e Lula!

    Bjs

  2. a “androginia” (ou essa fusão entre os guarda-roupas dos gêneros) parece mesmo a saída mais viável para as renovações no modo de vestir masculino, visto que, ao longo do tempo, foram incorporados ao homem atributos que para nós ocidentais significavam atributos femininos, como o rosa e a silhueta slim, que já foi adotada por grande parte dos homens…

  3. a propósito, se eu tivesse que apostar em um novo poiret ou cahnel, eu diria que a dona miuccia e o sr. raf simons são ótimos candidatos. ela, sempre trazendo referências que quase ninguém imagina e ele renovando a moda masculina nos detalhes (achei ótimos os detalhes dos blazeres, tipo franzidos e os zíperes na jil sander)…

  4. Parabéns pelo especial ‘moda masculina’. Depois de todos esses posts fico com a impressão do quanto é legal estudar moda, vou me informar muito mais sobre o tema, não para “estar na moda”, mas para entendê-la. Foi uma semana e tanto.

    Abraços

  5. Aguardamos o lançamento do Almanaque aqui em SP e também adorei a semana… aprendi pacas

    Abraços Lula e Victor e parabéns pelas informações…

    Fabio Allves
    http://homembemvestido.wordpress.com/

  6. pra mim um super bom sub-titulo pra pergunta “será que vai rolar mesmo?” é a frase de lula: “onde há fumaça, há fogo”. e a semana lula rodrigues foi um aulão sensacional, que me abriu olhos e questionamentos que, tenho cer-te-za, vão suepr ser colocados à prova nas próximas temporadas. suepr vou enxergar tudo diferente, e vou querer estudar mais e mais. sorte minha de ter vcs dois por perto, sorte do universo vcs dois dividirem tudo com tanta generosidade nos blogs respectivos. arrasaram na inteligência de perguntas e respotas. =)

  7. Não imagino só um guarda-roupa cá em casa, embora fosse uma economia fantástica…

    Contudo gostei muito dos looks “David Hockney” da Osklen.

  8. Achamos o unissex, de certa forma sexy, mas acaba sacrificando um pouco a moda feminina, por motivos óbvios…

  9. muito bom!! to muito feliz de ter encontrado esta info. Lula, sou sua fan! quero ler seu livro! (acabei de começar a trabalhar como compradora en uma loja para homens) e justamente estou decidindo o caminho a tomar… esta serie de posts vai me ajudar muito a tomar a decisão. Vitor, muito bom seu blog! parabéns! 🙂 beijos!!

  10. Pingback: ::OS CORAÇÕES SOLITÁRIOS DE PAUL SMITH:: « Saia Lapis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s