A DIFÍCIL RELAÇÃO ARTE E MERCADO – O CASO NIKE X HUGO FRASA


Hugo Frasa

O mercado como bom mestre da antropofagia tudo quer engolir, a cultura de massa em seu extremo, a fome do poderoso.
Claro que com um certo cansaço das formas convencionais de publicidade, as marcas hoje querem se aliar e agregar ao seu nome o valor de uma novidade, não à toa se associam à artistas, pensadores para que valores como “fashion”, “rebelde”, “inovador” se acoplem novamente à imagem da marca. Nada de errado com isso, Alexandre Herchcovitch é uma pessoa que sabe muito bem lidar com essa relação, o nosso Pierre Cardin (no sentido branding) tem uma excelente penetração de seu trabalho para diversas marcas como Tok Stok, Zêlo, etc.
E eu particularmente tive um caso feliz com a Fiat que agregou o conteúdo do meu blog por duas temporadas em seu hotsite sem nenhum tipo de censura ou restrição, pensando queo dus*****infernus é super pessoal e com opiniões que nem sempre agradam gregos e baianos.
Mas aí está a grande sacada da marca, saber o que quer da relação com o artista, escritor, pensador. O grande erro dos departamentos de marketing das empresas no Brasil é tentar enquadrar os artistas, moldá-los para apenas agregar seu nome de maneira canhestra.
Foi o que aconteceu com o artista Hugo Frasa para a Nike. Quem conhece o trabalho dele sabe o quanto de inquisidor e rebelde é sua postura artística. Convidado pela marca para custumizar umas camisetas, ele fez uma anárquica brincadeira com a logomania. Resultado: “O trabalho foi considerado uma afronta, foi isso que o povo da marca me disse”, falou Hugo quando o procurei para saber melhor sobre essa história.
Até aí, a marca recusar um trabalho faz parte, mesmo ela sabendo dos riscos que corre ao tentar antropofagizar um artista, mas o que eles pelo menos deveriam fazer, por uma questão ética era pagar pelo trabalho recusado como se faz desde a Renascença. Hugo teve despesas e nada foi pago até agora. Será uma espécie de punição tacanha?
Mas no fundo o que existe é uma falta de talento dessas próprias marcas em entender que esses atos dos artistas, por mais anarquistas que eles possam ser em sua atuação, podem no fundo reverter em fator positivo para elas, em algo que realmente simbolizasse o lado “fahion e inovador” que tanto procuram e desejam estar associados.

uma verdadeira afronta ou a alegria é a prova dos 9?

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8 Respostas para “A DIFÍCIL RELAÇÃO ARTE E MERCADO – O CASO NIKE X HUGO FRASA

  1. concordo com tudo mais nesse caso achei a ideia ruim , fora que a nike iria ser processada por todas essas marcas , nenhuma marca do mundo teria aceitado esse trampo….

  2. tb concordo com tudo , mas alem do que o Marcelo falou acima o resultado visual eh feio – as logos misturadas ficam confusas e nao passam uma mensagem ate que vc leia a legenda… perde todo poder iconico que o simbolo da nike e das outras marcas tem por natureza — eu tb nao pagaria por esse bordadinho .. desculpa querido mas o Hugo Frasa perdeu uma grande oportunidade de realmente ter ser sido anarquico , rebelde, polemico e inovador.. o conceito dele eh bem fraco, jah visto varias vezes… talvez chamar o Jeff Koons para colocar esse “bumerangue” da Nike gigante entre os seios da Cicciolina fazendo uma “espanhola” com certeza renderia mais resultados…

  3. nossa, quanta idéia boa hein! até a cicciolina!? vambora, anikizá!!

  4. Adorei esse post… E concordo com tudo que você disse!

  5. O cara pode até ser legal, mas esse trampo é bem meia boca…

    inquisidor e rebelde? onde?

  6. certeza que ninguém ia peitar uma meia dúzia de multinacionais, pra aparentar ser ‘edgy’ ou anárquico. além do mais, existe uma grande distância entre espírito criativo e oportunismo. hugo frasa é fabuloso, mas essa pisada de bola é só dele. se não recebeu a grana, é só acionar a nike judicialmente. se não puder fazê-lo, é porque não soube fechar bem esse contrato.

  7. Ah, não acho que tenha a ver com o conceito da Nike, simplesmente. Eu chamaria de Lack of creativity. Só pra ficar mais bonitinho.

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