SPFW – A MODA ESTÁ NUA: O MARAVILHOSO FIGURINO FAKE DE MARCELO SOMMER


Nada é banal em Marcelo Sommer e sua grife Do Estilista, não fantasiem errado. Mesmo quando declara fazer um desfile com seus desejos de imagem e não de produto ele está indo fundo no conceito de moda e na função dos desfiles. Ele, dentro de um sistema econômico que a cada dia privilegia muito mais os resultados e lucros (empobrecendo a imaginação na moda), lucra muito mais procurando os resultantes, os resultantes que fazem com que quando Marcelo cria uma peça, não tenhamos dúvidas que só a ele pertence e só por ele poderia ter sido construído.
Fantasia e figurino. O quanto a moda vive com medo desses extremos, como os antigos navegadores tinham medo que o mar acabasse. Quebrar, romper com o medo da teatralidade, do fantasiar-se, do figurino faz parte de uma atitude avançada em moda, ainda mais nos tempos de hoje.
O linguista inglês J.R.R. Tolkien afirmava que “fantasiar é ser bem sucedido em fazer ou vislumbrar outros mundos. Não mundos possíveis, mas mundos desejáveis.
Já na definição rápida do Wikipedia diz que “figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística (cinema, teatro ou vídeo)”.

Bailando sobre esses dois conceitos, a marca faz surgir toda a força de seu imaginário. Não é figurino de enfermeira, nem fantasia de enfermeira, é exatamente a sua versão fake, a versão moda que trafega sobre esses mundos desejáveis. Não à toa muitos fashionistas ficaram fascinados pelo look que eu chamo de burka mulçumana (terá algo freudiano nisso?).

Para provar o que eu escrevi e a radicalidade desse trabalho Do Estilista, por desorganização pessoal minha, assisti o desfile da janela de fora do museu com muitos fotógrafos e fashionistas. Foi uma experiência divertida e inusitada, porque eles identificavam os looks com pessoas de moda, do imaginário daquelas pessoas. Muitas gritavam:”Olha a Graça Borges! Olha o filho da Erika!” e não olha a noiva, a bruxa, o palhaço, a mulçumana.
Marcelo Sommer fez todos fantasiarem por poucos minutos um mundo muito melhor e mais divertido!

Anúncios

11 Respostas para “SPFW – A MODA ESTÁ NUA: O MARAVILHOSO FIGURINO FAKE DE MARCELO SOMMER

  1. vitos ângelo, eu AMEI esse texto, esse pensamento, essas fotos. e eu não teria nunca enxergado a lindeza dessas imagens se você não tivesse me guiado. e eu dava uma unha pra voltar no tempo e ter ficado ali na janela pra te encontrar e ver o desfile pelo vidro, junto com você. eu te adoro infinitamente, meu amigo.

  2. hein, e você viu isso aqui?

    “A melhor palavra que define seu desfile é fantasia. Foi isso mesmo que quis fazer?
    Fiz um desfile de moda e não de roupa. São duas coisas diferentes e mente quem diz que não faz essa separação. A passarela é o espaço ideal para ousar e foi isso que escolhi fazer.”

    da elle, ó:
    http://tinyurl.com/623vdl

  3. hein, vc viu isso aqui?

    “A melhor palavra que define seu desfile é fantasia. Foi isso mesmo que quis fazer?
    Fiz um desfile de moda e não de roupa. São duas coisas diferentes e mente quem diz que não faz essa separação. A passarela é o espaço ideal para ousar e foi isso que escolhi fazer.”

    da elle, ó: http://tinyurl.com/623vdl

  4. Eu achei o máximo também
    Porque moda não deixa de ser fantasia né?
    bjs

  5. RICARDO TUPINAMBÁ

    Melhor crítica que eu li!!!!!

  6. como é bom ler critica inteligente…e viva a fantasia!!! bjs

  7. Propror o fake, a fantasia ou a denúncia do desejo premente que existe em todos nós – que vivemos de caso com a moda – é altamente inflamável para mentes que,como a sua, são faiscantes.

    – Excelente crítica!

    Maria Sanz

  8. Pingback: OFICINA DE ESTILO: MODA PRA VIDA REAL » Blog Archive » spfw verão 2009: desfiles de moda e não de roupa

  9. Pingback: O SOL BRASILEIRO DO VERÃO 2009 « dus*****infernus

  10. Pingback: AVAFANDO=ABRAVANANDO COM AS ARTES PLÁSTICAS E COM A MODA « dus*****infernus

  11. Pingback: A NAU DE MARCELO SOMMER « dus*****infernus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s