FASHION RIO: RITA + THAIS

Rita e Thais – semelhanças que geram diferenças (foto montagem de Oficina de Estilo)

Nas suas coleções de verão 2009, as duas estilistas só apresentaram vestidos curtos (com exceção dos 3 maiôs de Rita), flertaram com o chamado crash de estampas em alguns momentos, todos os vestidos eram mais construídos ora com pencil ora com volumes inesperados, elas não tiveram medo das cores, fizeram um crossover entre passarela e performance (Rita na passarela fazendo performance, Thais em uma “instalação” – o container – fazendo-a de passarela), elas recodificaram o étnico para uma classificação pobre (a estampa africana de Rita é urbana e a latinidade de Thais é conceito).

Mas engana-se quem pensa que mesmo com certos signos semelhantes, elas acabaram construindo significantes iguais, muito pelo contrário, Rita e Thias injetaram poesia e autoria na moda muito comercial do Fashion Rio.

As preocupaçõers de Rita sobre uma moda feminina e poética e que dialoga de maneira explícita com a literatura, as artes, a música e o pensamento estavam presentes em todos os seus looks. E Thais pode finalmente radicalizar o que seria impossível em todas as marcas que já trabalhou e que de alguma maneira imprimiu a cada uma delas (Zapping, Sommer, Cavalera): a cultura popular profunda. Isso é algo que se torna claríssimo agora e que é um dos meus desejos de moda, a revelação e a reconceitualização do naif e do kitsh nacional como já escrevi aqui: “Falta coragem pro naif nessa terra, viu?” Acho que agora com Thais não falta mais.

Eu poderia falar um pouco mais das roupas, mas as meninas da Oficina de Estilo já fizeram isso de maneira excelente. E foi a partir da crítica do blog Oficina que de maneira inconsciente ou consciente, as colocam juntas num mesmo post que refleti sobre essa aparente semelhança, mas mais que uma semelhança, eu entendo como uma irmandade entre elas e por isso mesmo já estou agendando visita Dus*****Infernus ao ateliê de Rita, Thais e Karlla logo mais. A alquimia deve ser incrível!

Anúncios

Uma resposta para “FASHION RIO: RITA + THAIS

  1. ai a gente é ótema, não é mesmo? =)))

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s