CASA DE CRIADORES: A POESIA DAS GÊMEAS

Era para ser no heliponto, a chuva e o frio impediram que a locação do desfile fosse sobre os tetos da cidade. Era para ser às 20h30, a mudança para a passarela fez com que os fashionistas esperassem além da conta. Tudo isso poderia ter ajudado a detonar o humor do público mas quando vimos a poesia injetada nas roupas já nos primeiros looks esquecemos toda e qualquer adversidade, como aqueles percursos selvagens e inóspitos que nos levam à cachoeira, como ler com certa dificuldade aqueles poetas como Rilke ou T. S. Elliot que quando compreendemos tudo na vida ganha um outro sentido.
Mas a coleção das Gêmeas para o verão 2009 não apresentou nada de inóspito, foi pura poesia como Fernando Pessoa ou Carlos Drummond, ou melhor, como Hilda Hilst e Cora Coralina. Exemplos de mulheres com imensa personalidade, fortes, escrevendo em uma época que o sexo feminino ainda estava alojado dentro dos afazeres domésticos. Assim como a Gêmeas que de certa forma sempre renegaram a moda para “mulherzinha”, leia-se o romantismo radical fashion que é um dos símbolos da moda nos anos 2000 e que agora parece finalmente entrar lentamente em declínio.

O contraste entre o babador (simbolo doméstico e feminino) e a calça (símbolo do trabalho fora de casa e masculino)

A imagem da criação da marca nunca foi para mulherzinhas, ela questiona gêneros sem perder a feminilidade jamais. Feminilidade não significa ingenuidade nem romantismo como alguns arquétipos podem indicar. Ao liberar-se a mulher ganha outro status. Ela se transforma em alguém independente, capaz de ler seus próprios livros e se impor intelectualmente, não precisando do sexo como arma na guerra dos sexos.

homem feminino!
Apesar do chamado masculino-feminino, um dos DNA das Gêmeas, estar presente mais claramente nos looks masculinos, ele também se impõe no feminino mas de outra forma. O masculino-femnino sai de maneira mais óbvia das roupas e parte para atitude intelectual do desfile, ganhanho caráter transcendental, assim como deve ser sempre uma boa poesia.

Poéticos abotoamentos!!!

Anúncios

Uma resposta para “CASA DE CRIADORES: A POESIA DAS GÊMEAS

  1. foi incrível mesmo….as meninas estão amadurecendo a cada estação…..cadê as grandes marcas q não contratam essas duas pra desenhar?….elas fariam um ótimo trabalho no 2nd Floor por exemplo…..

    arrasô no texto.

    =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s