CASA DE CRIADORES: CELEBRIDADES NA PASSARELA – O CASO WALÉRIO ARAÚJO

Não sou da linha que prega cada macaco em seu galho, mas muitas a maioria das vezes o apelo de uma celebridade compromete um desfile. Para mim a Xuxa na passarela do Lino foi um desastre, já na Ellus, ela quase não comprometeu o desfile, mas a marca de Nelson Alvarenga acertou mesmo foi com Chloé Sevigny e Fernanda Torres que apenas assistiram a coleção. No caso da atriz americana, no final ela se levantou e foi agradecer junto com os estilistas. Uma saída inteligente para algo que sempre problematiza um desfile.
A vantagem de ter uma celebridade na passarela é toda uma atenção da mídia para a marca que parece que com elas no casting de um desfile ganha-se um toque de midas especial.
Mas os problemas para quem entende de moda são muitos. Em primeiro a maioria das celebridades não sabem carregar uma roupa como uma modelo, falta a elas a atitude necessária para abandonar a personalidade a favor da roupa. Uma boa modelo é aquela que se ausenta e transfere sua alma para as roupas/looks as iluminando.

Outro fato adverso é que elas sempre causam ruído na narrativa de um desfile, pelo fato de não entenderem como colocar a roupa a frente de sua personalidade. Podem reparar como toda celebridade fica esperando os aplausos da platéia desde o primeiro momento que pisa na passarela e sempre depois de alguns gritinhos das groupies, estampa-se no seu rosto um sorriso ególatra. Essa atitude pode ser conferida também em Gisele Bündchen quando desfila no Brasil como se perdesse a personagem ausente que a transformou em uma übermodel para mostrar a atual celebridade presente é.

Muitas vezes em um desfile, toma-se a decisão acertada de colocar a celebridade abrindo e/ou fechando a coleção para não comprometer de todo a narrativa.
Walério apresentou para o verão 2009 uma coleção cheia de boas idéias, seus vestidos se desdobravam e de longos ficavam curtíssimos. Mas a operação não foi mostrada gerando uma falta de efeito, marca do estilista que sempre dá uma “causada” em seus desfiles com algum look inesperado. O efeito foi todo depositado na presença de Claudia Leitte, cantora baiana em evidência hoje. Pareceu-me que para quem concebeu o desfile, a presença da celebridade pudesse substituir a comoção fashion que o estilista sempre faz nossos olhos brilharem em seus desfiles.
O problema que citei acima da importância da modelo saber carregar uma roupa e ausentar-se foi muito prejudicada com Claudia posicionada no meio das modelos. Tanto que a sempre tão esperada aparição do estilista, que me fez apelidá-lo de John Galliano brasileiro, foi completamente um anticlimax, pois até ele a celebridade “não respeitou”, deixando no ar a vontade de ver Walério dar sua famosa sambadinha.

4 Respostas para “CASA DE CRIADORES: CELEBRIDADES NA PASSARELA – O CASO WALÉRIO ARAÚJO

  1. Gosto do Valerio, das suas criações e dos seus desfiles-surpresa. Mas gente, peraê né?! Claudia Leitte ?! O que ela acrescentou no desfile???? Nada! Que tem ela de interessante ou atrativo? Nada! Pertinente? Nada! E pra que o “tt”, numerologia?

  2. Pingback: CASA DE CRIADORES VERÃO 2010 « dus*****infernus

  3. Pingback: A ERA DAS CELEBRIDADES « dus*****infernus

  4. Pingback: Fashion Rio – 4º dia 11.01.2010 « Segura o Picumã

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s