MAIO DE 68 E A MODA

Ao observar a foto acima de Henri Cartier-Bresson percebemos claramente o retrato de uma era. Maio de 68 é uma data simbólica de uma mudança cultural radical: os jovens no poder, pelo menos no poder da imagem.

Se hoje vivemos uma crise de autoridade e também uma exaltação da juventude, eles são resultados desse confronto entre velha e nova geração. Até então a sociedade fazia o elogio dos adultos, hoje, a nossa ode é pela juventude. E uma peça fundamental foi a mini-saia. Considerada por muitos fashionistas como a última grande invenção da moda, ela é unicamente jovem, sempre quando alguém com mais idade “ousa” estar de mini-saia, vide Susana Vieira, é sempre ridicularizada.

Outra questão importante vivenciada pelos mods dos 1960 e resgatada por Hedi Slimane no final da década de 1990 é o terno mais sequinho, ajustado ao corpo, sempre muito magro, afinal estamos falando de jovens que por meios genéticos são sempre mais slim na adolescência. Mas isso ainda está muito vinculado ao século 19 e toda uma tradição estanque da moda masculina. A novidade veio do jeans, pelo caráter democrático e a camiseta, talvez a mais formidável peça urbana de todos os tempos. A camiseta é um outdoor ambulante, tela para o agit-prop, campos de idéias e individualidades. Apesar do desprezo dos fashionistas pela camiseta, principalmente pelo trato esnobe que a peça dá à alfaiataria, ela ainda é um campo fértil de novidades mesmo sendo um quadrado.

As frases dos muros saltaram para as camisetas!

Com a simbologia de 68, a roupa pode ser nudez, pode ser finalmente e verdadeiramente voltar-se para o seu papel: construir individualidades.

 

PS: Em 2008, uma banda como Sigur Rós concebem um video nesse porte, o “Gobbledigook” porque hoje vivemos ainda sobre o fluxo, para o bem e para o mal, de Maio de 68.

 

Anúncios

8 Respostas para “MAIO DE 68 E A MODA

  1. Angel até onde eu sabia sua especialidade era 69!
    ;0)

  2. ahhh, adorei esse post aqui também!

    E pois é, o orkut tá com essa agora, acho que você só pode acessar o perfil de quem é do mesmo país que você, maluquices…

    bjss

  3. Oi Vitor,vc por acaso nasceu em 68 ? rs,rs

  4. Pingback: YVES SAINT LAURENT FINALMENTE JÁ ERA (MAS SERÁ SEMPRE) « dus*****infernus

  5. Como vários blogs resolveram falar de 68, contribuo tb com a minha participação de 27 de maio de 2008: LINDAS, GOSTOSAS E REVOLUCIONÁRIAS – 3 MUSAS DE MAIO DE 68.
    Visite:
    http://nucool.wordpress.com/2008/05/27/lindas-gostosas-e-revolucionarias-3-musas-de-maio-de-68/

    Angel vc podia linkar todos os dos seus amigos, já andei lendo alguns!
    ;0)

  6. Adorei esses dois textos sobre maio de 68! Vou super usar de referência para dois trabalho da faculdade!!!

  7. Pingback: naturalismo « nullius

  8. Pingback: A NUDEZ DA NOVA CAMPANHA DE TOM FORD É… « dus*****infernus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s