O ESPÍRITO DE UM TEMPO

Fala-se demais em cópia na moda, mas o que realmente me interessa nesse assunto é como criações de diferentes estilistas de diferentes países podem numa mesma época propor imagens semelhantes.Sabemos que as referências, cores, formas e materiais podem ser outros, mas é na imagem que a moda se forma.

São idéias que estão no ar, o chamado espírito do tempo que torna a moda um terreno tão fascinante!

gareth-pugh-ale-h.jpg 

Gareth Pugh verão 2008

alexandre-mais-parecido.jpg 

Alexandre Herchcovitch verão 2008

gareth-franja.jpg 

Gareth Pugh verão 2008 

gloria-franja.jpg

Gloria Coelho verão 2008

Anúncios

7 Respostas para “O ESPÍRITO DE UM TEMPO

  1. Os índios norte-americanos dizem que os homens sonham as idéias e que elas flutuam em um plano, acima de nossas cabeças, acessível a todos , acordados ou não (mas, mais fácil enquanto se dorme). Daí a força das lendas, fábulas e de toda a mitologia. Sonhar o mesmo sonho é coisa comum, portanto. Já executá-los com maestria é coisa de gênios…

  2. Fugindo do post, impressionante como um look da Gloria Coelho, mesmo ao lado de looks do Herchcovitch e do Gareth Pugh, consegue super me chamar a atenção mais do que os outros.

    O legal do seu post é quando diz que “como criações de diferentes estilistas de diferentes países podem numa mesma época propor imagens semelhantes”. Acho a moda uma arte, arte diferenciada. No cinema, por exemplo, a possibilidade de diferentes cineastas filmarem sobre o mesmo tema, gerando imagens semalhantes é, no mínimo, improvável.

  3. Acho isso meio um mix de íncrivel com bizarro… Será que a gente pode falar que é uma forma de evidenciar como a moda tá cada vez mais globalizada? No sentindo de que, como vc falou, são estilista de diferentes partes do mundo e consequentemente diferentes realidades sócio-culturais, mas no fim a “fonte” e resultado é muito pareceido.

  4. Gostei da noiva cadáver do Alexandre 🙂

  5. Realmente acontece, trabalhando com a Gloria eu vejo alguns looks saindo pra uma determinada coleção, e booom,, vem algum desfile e rola alguma coisa parecida, ela não se incomoda, apenas diz, tivemos pensamentos parecidos, obvio que alguns maldosos adoram dizer que é cópia e tal, mas enfim, deixem eles pra lá !!!! Bj Ví!

  6. O Zeitgeist nada tem a ver com o plagio, mas do momento que as tendências se espalham por contagio fica praticamente muito dificil separar o joio do trigo. O fenomeno é complexo, vou tentar simplifica-lo um pouco: 1)os bureaux de tendências internacionais vendem trend books sazonais, o que explica porque durante uma temporada (por ex. a fashion week deNY) as cores, os tecidos e até os cortes das modelagens de diferentes estilistas sejam praticamente as mesmas. 2) Os mesmos bureaux vendem para paises diferentes, o que explica em parte a migração das mesmas coisas (cartela de cores, tecidos, shapes) de um continente ao outro. 3) As estações são shiftadas entre os dois hemisferios o que ajuda o desenvolvimento de uma linha de produção sobre uma tendência em parte ja’ definida (as vendas post fashion week funcionam como termometro) por paises como o Brasil. Na verdade considero mais faro comercial do que “air du temps” o que vemos por aqui, mas enfim…enfim 4) uma tendência é um fenomeno socio cultural que de uma forma ou de outra afeta simultaneamente os desejos de uma população. Traduzido em termos compreensiveis, é uma vontade coletiva que surge em lugares diferentes ao mesmo tempo.

  7. ah, e respondendo ao post que fala de cinema… sim, é possivel que dois cineastas com visao diferente produzam filmes sobre o mesmo tema e gerando imagens muito semelhantes. Um exemplo? Os B-moves americanos, as pornochanchadas brasileiras, os telefilms italianos… dos anos 70 e 80.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s