MENINOS EU VI… (LADY DI)

14cfc4c7f182da232d6329907013c0ab_extras_albumes_0.jpg 

Estava em Londres no dia 31 de agosto de 1997. Era uma longa temporada que passava na cidade, acho que fiquei uns 4 meses por lá em um dolce far niente e o verão estava delicioso, “apesar dos italianos”, – diziam os londrinos com ar parisiense ao se referirem aos turistas barulhentos e alegres da Itália que invadiram a cidade.

Lady Di nunca foi muito assunto de minhas preocupações nem de meus amigos ingleses, quase todos republicanos e anti-monarquistas. Lembro bem de um piquenique na Soho Square, que apareceram uns amigos que estavam trabalhando para almoçar na praça e no meio da conversa todos me falaram que achavam ela uma típica inglesinha de merda, que fazia muito bem seu papel na grande novela mexicana que são os membros da família real. Isso são palavras deles e lembro que olhando pra mim falavam: cada povo tem a soup opera que merece!

Passado um mês dessa conversa, por um milagre estava em uma festa em uma “casa” e todos estavam na sala dançando (não, isso não acontece com freqüência por lá). De repente as pessoas foram sumindo da sala. Eu já bêbado e um pouco dentro do chamado estado alterado de consciência, fui ao banheiro. No caminho vejo um multidão em uma sala com a televisão ligada. Diana died, dizia o noticiário.

lady.jpg

Uma imagem que não saiu nunca da minha cabeça é que logo que a notícia foi dada, muitas pessoas saíram dos clubes e foram direto para porta do Palácio de Buckingham levar flores. Foi algo espontâneo e toda uma horda de cabelos azuis, olhos vidrados, roupas de plástico, cores douradas invadiram as primeiras horas do luto. Foi um “velório” que começou colorido. E foram os clubbers que iniciaram a onda de flores que depois iriam fazer um verdadeiro tapete em muitos palácios da família real.

Foi uma semana estranha que se seguiu, nem esses meus amigos que odiavam a Lady Di tiveram uma reação diferente da maioria. Era desolador, muitas lojas indianas penduravam fotos de Diana com os dizeres: “A Princesa de Nossos Corações”. Muitos bairros negros também pintaram retratados, cartazes dela na rua. Foi também um “velório” multi-racial.

O resto todo mundo já sabe, o escândalo da família real de não devotar devidas homenagens a Lady Di e o discurso da rainha Elisabeth na televisão com aquele inglês que parecia cacarejar um texto totalmente protocolar. Lembro de assistir na casa de John, um grande amigo que era do Fura del Bals, e ao final, ele vira para mim e diz: “Que mulher estranha!” Sutilezas da língua que eu não peguei

Ao mesmo tempo resolvi fazer um filminho super-8 da situação.e com dificuldade filmamos o cortejo. Fui com uma amiga suíça, a Karen e tínhamos uma cena importante que era na hora que passasse o caixão, ela cruzaria a multidão bebendo uma garrafa de uísque. Ficamos tão perplexos  com o estado emocional das pessoas que deixamos o cortejo passar e só fizemos a cena depois.

De qualquer forma ninguém passou impune ao fato, e não foi só na Inglaterra. E a partir daquele momento nascia uma lenda.

5 Respostas para “MENINOS EU VI… (LADY DI)

  1. Cara, fiquei totalmente arrepiado lendo o post. Parecia impossível. Milhares de conspirações surgiam a cada instante. Lembro bem do dia. É igual o clássico “o que fazia quando o WTC caiu?”.

    O Caio Blinder costuma dizer que ela era a Paris Hilton dos anos 90. Eu gostava dela.

    Eu li o livro da Tina Brown, e é fundamental na busca pela personificação da princesa e pra entender a ascensão da princesa. Recomendo.

    Ah! E ela era viciada em sexo. 😉

  2. Viada, vc abafa!

  3. Pingback: A PERSONAGEM LADY DI « BlogView

  4. Adoro essa sua história! E quando esse super oito vai pro youtube, Janice ???

  5. Pingback: BLOGVIEW REVISITED: UM ÍCONE, A PERSONAGEM LADY DI « dus*****infernus

Deixe um comentário

