PENSE MODA: O QUE É BLOG?

blogsnopensemoda1
No último dia do Pense Moda teve um debate sobre novas mídias, que dado ao caráter da mesa, foi uma discussão sobre blogues. Participaram da mesa Fernanda Resende (Oficina de Estilo), Laura Artigas (Moda Pra Ler), Maria Prata (Prataporter), Ricardo Oliveros (Fora de Moda) e Victoria Ceridono (Dia de Beauté). O mediador foi Paulo Borges que na minha opinião foi o único que entendeu o tempo de uma mediação, além de vir totalmente preparado para o debate – a exceção confirma a regra.
Gentilmente Fernanda Resende logo no começo da palestra me passou a palavra. Eu que estava na platéia expliquei de maneira bem resumida algo que tinha falado no You (B)log. Ali falei da questão da individualidade, da voz do indivíduo, da “vitória” do Ocidente por essa aposta no indivíduo, da moda como expressão do indivíduo, do blog como tal expressão e por isso do feliz casamento e o grande interesse pelo chamado blog de moda, mesmo os blogues de culinária, esporte e sexo terem uma audiência muito mais avassaladora, mas os blogues de moda sim, hoje interferem e influem no terreno de moda, como os outros blogues ainda não conseguiram.
Posto isso, perguntei o que era blog e todos na mesa concordaram que era uma expressão do indivíduo
na internet. Emendendo quis saber se blogues de marca podem ser considerados blogues e se o chamado Blog da Lilian – que tem uma equipe que escreve e não assina, fazendo uma grande voz em coro – era mesmo blog.
Bom, antes de mais nada, pros filhos bastardos do jornalismo pop dos anos 80 que acham demodé pensar, é importante nominar até pra não saber nominar é reduzir seu espectro de linguagem e sua capacidade de alcance REAL sobre o mundo, o eu e a realidade. Mais de 3 mil anos, Sócrates e sua maiêutica, o método que ao chegar ao grau mínimo de um conceito a gente consegue entender porque uma mesa mesmo tendo 4 pernas não é uma cadeira.
Se blog é uma expressão individual, uma marca seria uma expressão individual? Uma marca expressa individualidade?
Se blog é colaborativo, ele é um blog? Se ele manter a exressão de cada um que escreve nele, ele pode ser um blog?
Se um site tem a arquitetura de um blog, ele é um blog?

Parece pueril, mas pensem que um revólver e uma faca podem matar uma pessoa, istoé, parecem ser o mesmo objeto, mas só a faca consegue cortar a carne!

PS: Faltou Alexandra Farah na mesa e isso foi um consenso de muitos que assistiram o debate!

PS1: A discussão continua nos textos interessantes e super inteligentes de Ricardo Oliveros e Jorge Wakabara. Até no Blog da Lilian, minha pergunta gerou muitos comentários.

PS2: Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog. A maioria das pessoas tem utilizado os blogues como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins.

8 Respostas para “PENSE MODA: O QUE É BLOG?

  1. vitor, vc não acha que moda, dentro do “conceito da coisa”, a transformação de um estilo pessoal, individual, em algo comum entre um determinado grupo, ou vários grupos? que, ao mesmo tempo que tentamos nos individualizar pela moda, quando algo está na moda já nao nos torna diferente dos outros?
    heuheuahe acordei meio pensativa hoje, depois de saber que além do Magritte, o Voltaire tb nasceu dia 21/11 hehehehe
    bjssss

  2. Ai, Vitor, não sei, ainda acho que ficar rondando o conceito do que é um blog durante uma mesa de discussão que poderia ter rendido muito mais foi estranho nos tempos de hoje. Digo isso tb porque a discussão, no final das contas, me pareceu vazia, não chegou a lugar algum, sendo que vc resolveu em um parágrafo desse seu post o tal “o que é um blog”.

    Mas EU não acho demodé pensar não, vc acha que eu acho?? Espero que não, cruzes. Eu só acho que o povo da moda em geral (vc não está incluído, aliás, nessa “massificação” hehe) tem que conviver mais com outras áreas para aprender mais com elas e acrescentar… e pensar. heh bjs

  3. ops
    aliás, eu pensei que tinha um parágrafo conceituando blog aqui pq eu tinha lido no RSS, mas talvez vc tenha tirado.
    Achei aquele parágrafo ótimo, coloca de novo! haha

  4. AEEE COLOCOU HAHAHA

  5. Inteligente? Afe. Hoje recebi um email que me fez repensar um monte coisas. Porém, as usual, vc tocou num ponto muito importante, pelo menos pra mim. O conceito das coisas. Acho que tenho que estudar alemão de novo. É uma lingua que tem uma declinação inteira para as coisas. Será que o Caetano estava certo: Só é possível filosofar em alemão?

  6. Que aula…Quantas informações. Sou sua leitora e fã.
    Com o boom dos blogs, até site quer ser blog. Queria entender!

  7. a lílian tá tão pouco interessada no assunto blog que não tava lá, assistindo a uma discussão sobre o conceito do site dela. concordo com a alexandra quando ela diz que parece ter sido por puro modismo a escolha do “formato blog”.

  8. Pingback: OFICINA DE ESTILO: MODA PRA VIDA REAL » Blog Archive » pense moda, ouça tudo, tenha opinião

Deixe um comentário

