BLOGVIEW REVISITED: ECOLOGIA E MODA (A BONDADE?)

Revendo alguns textos que fiz para o extinto Blogview, percebi que alguns continuavam atuais e que poderiam ser republicados aqui no Dus*****Infernus e esse sobre ecologia e principalmente consumo continua apontando questões.franz1.jpg  

Todos estamos sendo assolados pela onda ecológica na moda. É um assunto super fashion e é assim que a grande maioria das revistas, jornais, marcas têm tratado a questão do meio-ambiente, como algo “cool” (e não deveria ser de outra maneira), mas aí reside a cilada. O que está na moda, está fadado a um futuro próximo estar fora dela. Assim como afirmar que as festas de caridade estão na moda, pode gerar o mesmo efeito.

Glauco Sabino aqui no Blog View já escreveu sobre uma outra tendência que está ligada por muitas amarras com o ecologicamente correto e com o modismo da bondade e que ele chamou de: consumo do bem. Ao listar empresas que através da venda de seus produtos auxiliam entidades assistenciais, ele conclui algo interessante: “cria-se a sensação de que comprando, as pessoas já terão feito a parte delas. Você compra o seu ipod Red e pode dormir ouvindo música tranqüilamente sabendo que ajudou quem nem sabe o que é ter uma cama… Parece simples demais. Tão simples que banaliza questões que devem ser discutidas, cobradas e tratadas com mais seriedade por todos. Se além de comprar, cada um pudesse doar um pouco do seu tempo, um pouco do seu poder de espalhar e difundir idéias, talvez a coisa seria bem melhor, não acham?”O fotógrafo Dino Dinco quando esteve no Brasil chamou atenção que a questão da sustentabilidade está com o foco errado, o problema não está apenas nas empresas que não vendem produtos ecologicamente correto, mas sim numa postura de todos em relação ao consumo, que o consumismo da moda era realmente o maior perigo para o meio-ambiente.

No fundo, o consumo desenfreado (desmatamento, quantidade de lixo, poluição) é o grande responsável pelo desequilíbrio ecológico no mundo. Mas nenhuma dessas marcas ecologicamente corretas coloca essa questão. Aliás, estimula-se cada vez mais o consumo, basta pensar que muitas marcas agora entraram na onda das cruise collections, quer dizer, mais artigos para consumir.

Então existe um cinismo nessa aparente bondade da moda e na sua vontade de ajudar grandes causas. Seja na idéia de descartável cada vez mais presente na moda que amplia o desejo de comprar assim como no fato de uma marca para ajudar alguém, precisa obrigatoriamente consumí-la, o que está por trás é muito mais o lucro que a imagem de uma empresa responsável com o meio ambiente e com as causas sociais pode gerar, do que a ajuda assistencial.

A indústria da moda nessas horas posa de Mãe West: “Quando sou boa, sou ótima, mas, quando sou má, sou melhor ainda.” Pena que muitos ainda acreditem que ela apenas é ótima!

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3 Respostas para “BLOGVIEW REVISITED: ECOLOGIA E MODA (A BONDADE?)

  1. oia fia sem priguiça!vamo iscreve testo novu!!!!!!!

  2. ai que saudaaaaaaaaaaaaade dessa época boa! =)
    (época em que eu ligava no seu celular e você atendia, NÉAM?)

  3. Pingback: A NOVA VÍTIMA DA MODA É VERDE! « dus*****infernus

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